Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Descubra como é feita a roteirização logística de entregas

O processo de distribuição de mercadorias nem sempre é simples. O produto acabado sai da fábrica, é enviado para centros de distribuição ou pontos de vendas, então chega ao consumidor final. Em cada etapa, uma série de questões devem ser levadas em consideração: tempo para as entregas, melhores caminhos, pontos de parada que prejudicam o processo. Essas questões, ligadas diretamente à movimentação da carga, podem ser aperfeiçoadas através da roteirização.

Quando tocamos nesse assunto, muitas dúvidas vêm à tona, especialmente em empresas e profissionais que não estão familiarizados com a automação da roteirização. Diversas empresas ainda distribuem suas mercadorias com base em rotas desatualizadas ou que entendem, de forma intuitiva, serem mais adequadas.

No entanto, a roteirização logística de entregas pode ser um processo muito mais simples e benéfico. E, principalmente, tornar a empresa mais lucrativa, com a redução significativa de custos no processo logístico.

Neste post separamos algumas informações essenciais sobre a roteirização das entregas e como ela vem crescendo dentro das empresas. Veja!

Entendendo a fundo a roteirização

Quando você precisa despachar diversos pedidos em um só veículo ou caminhão – sejam eles para o consumidor final ou para negócios com quem sua empresa tem relação comercial – precisa traçar uma rota, certo? Afinal, é importante aproveitar ao máximo o espaço do caminhão e garantir que o frete ou os custos da sua frota sejam bem utilizados. Mas o bom aproveitamento de recursos não ocorre apenas com a otimização da carga.

Criar uma rota inteligente, em que os pontos de entrega sejam organizados de maneira que resultem em menor tempo para finalização da distribuição é fundamental. É isso o que ocorre na roteirização: aplica-se uma metodologia para que a empresa sistematize as entregas. Com informações sobre os locais de envio, volume de trânsito nas vias que serão utilizadas, pedágios, restrições de entrega e outros fatores, o analista de logística/roteirista desenvolve o melhor caminho para as entregas.

Na roteirização, não se escolhe necessariamente a rota mais curta, mas a com melhor custo-benefício. E quando ela é aplicada através de um sistema de gestão para este fim, diversos dados são confrontados para se chegar à rota inteligente. Assim, produtos são entregues no prazo e insumos são utilizados com eficiência.

Outro fator importante da roteirização é o sequenciamento de paradas. Já pensou em quantos caminhos o motorista teve de refazer para entregar pedidos em endereços próximos? E quanto combustível e tempo foram gastos por falta de visibilidade da rota? Na roteirização automatizada, o próprio software sequencia as entregas levando em consideração locais próximos. Isso garante que nenhuma entrega tenha que ser realizada através da duplicidade de movimentação do veículo.

Cinco ganhos que a roteirização traz em curto prazo

Assim como em quase todas as boas práticas aplicadas aos negócios, na roteirização os ganhos aumentam ao longo do processo. No entanto, no curto prazo já se percebem benefícios importantes para a logística de entregas. Veja:

- Redução de tempo: ao utilizar um sistema de roteirização, a equipe será mais ágil na criação da rotina de distribuição. O ganho de tempo acontece em várias esferas – do analista, que tem dados automatizados e a roteirização facilitada, com base em dados atualizados; do motorista, que passa a trafegar em locais mais apropriados; do processo em si, já que a organização facilita o despacho e finalização do processo de distribuição.

- Redução de custos: frotas otimizadas proporcionam a utilização eficiente de insumos. Combustível, pneus, espaço do caminhão, hora do motorista são alguns dos investimentos melhor aproveitados quando a rotina de entregas é organizada via roteirização.

- Resolução de imprevistos: quando uma mercadoria retorna ao ponto de partida, um custo extra é adicionado à conta. Um bom software de roteirização também permite o acompanhamento da frota. Isso permite que a equipe se comunique com quem está em campo, receba alerta de paradas não programadas e mantenha o cronograma dentro do planejado, resolvendo imprevistos no momento em que acontecem.

Ou seja: roteirizar é organizar seu processo logístico para que a distribuição seja um diferencial da empresa. Para saber mais sobre este processo e as vantagens da roteirização automatizada, confira o que falamos sobre a roteirização como diferencial competitivo.

TESTE AGORA!

Crédito de imagem: unsplash/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Torne seu sistema de roteirização de entregas mais eficaz

Contratei um sistema de Roteirização de entregas. Pronto! Todos meus problemas com a roteirização...

Roteirização de entregas é fundamental para sua empresa?

Qualquer um que circula por uma grande cidade sabe o quanto é complicado encontrar caminhos e...

Roteirização logística como um diferencial competitivo

Pode-se ter uma ideia de que o processo de roteirização logística no transporte é feito para a...

Roteirização com base em parâmetros: o que levar em conta na hora de organizar as entregas?

Organizar a rotina de entregas é o primeiro passo para a redução de custos e otimização dos...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa