Desafios logísticos: como a Copa do Mundo influencia o planejamento e prazos de entregas

desafios logísticos

A sua empresa está enfrentando dificuldades para cumprir os prazos de entrega nos dias de jogos do Brasil? Não é exagero dizer que o país para enquanto a seleção brasileira está em campo. As empresas, o comércio, a indústria e todos os demais segmentos trabalham em horário diferenciado nos dias em que o Brasil entra em campo. Surge aí um desafio logístico para quem precisa cumprir os prazos de entrega.

A grande dificuldade é traçar um planejamento possível de ser executado. Este é um desafio logístico que já faz parte do cotidiano, então imagina na Copa! Como o trânsito fica mais intenso nas horas que antecedem ao jogo, é fundamental escolher a melhor rota. Se o Brasil for à final da Copa do Mundo teremos mais três jogos. Por isso, vamos apresentar algumas soluções para aperfeiçoar o planejamento das entregas, não só em época de Copa, mas todos os dias do ano.

Os efeitos da sazonalidade

A Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014 promoveu o aumento das vendas de diversos segmentos, dentre eles smartphones, TVs e produtos esportivos, entre outros. Este ano a procura por televisores e sofás aumentou consideravelmente, 604% e 400% respectivamente. As ofertas e promoções também são responsáveis por essa alta do consumo.

Mas, voltando aos desafios logísticos, não basta apenas vender mais. É preciso garantir a satisfação do cliente e a entrega tem um papel fundamental nisso. Imagine que um carregamento de TVs sai da fábrica para o centro de distribuição e não chega no prazo esperado. Por outro lado, o cliente já está divulgando uma promoção e ainda não tem a mercadoria em estoque. Em situações como essa fica perceptível a necessidade de rever os processos e aperfeiçoar a gestão de entregas.

Como fazer o planejamento de entregas?

A tecnologia é uma alternativa eficaz para superar os desafios logísticos. Com softwares especializados é possível otimizar as rotas considerando mudanças nas janelas de entregas e minimizar atrasos. Além, também é possível automatizar a roteirização e o monitoramento das entregas, que no caso da Copa do Mundo são alguns dos fatores mais complexos de resolver.

Roteirizador

Com um sistema de roteirização é possível traçar rotas mais inteligentes e com isso garantir a pontualidade na coleta e entrega de mercadorias. O maior diferencial é que o planejamento da rota é feito por um algoritmo que usa como base uma série de parâmetros já cadastrados no sistema. A partir dessas informações, ele apresenta uma proposta de rota. O software considera restrições para veículos pesados, necessidades específicas, entre outros diferenciais.

Gestão de entregas

As alterações de horário durante a Copa do Mundo não interferem só no planejamento das rotas, mas também na execução das entregas. Por isso é fundamental recorrer a tecnologia para fazer o monitoramento em tempo real e resolver possíveis problemas no momento em que ocorrem. Um sistema especializado na gestão de entregas amplia a visibilidade da operação e auxilia na tomada de decisão.

Visibilidade do planejamento e execução: um grande desafio

Uma das dificuldades mais citadas pelos profissionais que atuam no segmento logístico é aproximar o planejado do realizado. A roteirização é uma solução que pode aumentar a efetividade do planejamento, uma vez que diversos fatores externos são considerados durante o planejamento da rota.

Que tal implantar as soluções que citamos ao longo do texto para resolver os desafios logísticos? Afinal, a Copa do Mundo vai acabar, mas as dificuldades permanecerão. Então, não espere mais para aprimorar os processos aí na sua empresa. Se quiser algum auxílio sobre soluções especializadas em logística entre em contato conosco.