5 vantagens de usar tecnologia para fazer o controle do abastecimento da frota

posto de combustível

Como a sua empresa faz o controle de abastecimento da frota? Muitos ainda usam planilhas para reunir dados e traçar comparativos, outros focam nas despesas por quilômetro rodado, enquanto diversas organizações já aproveitam as vantagens de usar tecnologia para fazer essa gestão. Por isso, neste post vamos apresentar cinco vantagens de usar um software para ter mais controle sobre a sua frota.

O controle de combustível pode influenciar diretamente no custo da sua operação. Quando feito da forma adequada, pode reduzir seus custos e evitar que você esteja perdendo dinheiro sem saber. A principal vantagem da tecnologia é capturar indicadores que favoreçam a análise dos dados. Afinal, quando você sabe onde está o problema será muito mais fácil corrigi-lo.

Por que investir em tecnologia para o controle de abastecimento?

O famoso teórico da administração, Peter Drucker, dizia que o que não se pode medir, não é possível gerenciar. A frase se aplica perfeitamente ao controle de abastecimento. Quando você não sabe a média de consumo de um veículo, dificilmente saberá como promover a economia de combustível e quais medidas precisa tomar para economizar. A tecnologia torna-se uma forte aliada neste controle, pois de forma automatizada pode lhe indicar quais veículos da sua frota tiveram o  melhor e pior desempenho numa determinada rota, por exemplo.

Sabemos que realizar a gestão de grandes frotas não é uma tarefa fácil. Manter o controle de pneus, manutenção, combustível, multas e vencimentos em dia sem o auxílio da tecnologia é uma missão um tanto complexa. Mas, com o uso de um software especializado na gestão de frotas você pode facilmente analisar diversos fatores que interferem na gestão do combustível como: o trajeto, o tipo de combustível, o motorista, a média de consumo do veículo e até questões relacionadas à manutenção. Veja a seguir algumas das principais vantagens:

1. Previsão de custos

Um bom software de gestão de frotas lhe fornece diversos dados que auxiliam na gestão e controle de abastecimento de frotas. Além de reunir informações sobre reajustes no preço do combustível, a tecnologia pode ajudar a identificar o veículo mais econômico para determinada rota e o tipo de combustível mais adequado. Com isso, é possível prever com mais exatidão o custo do quilômetro rodado e evitar prejuízos.

2. Relatórios automatizados

Esqueça as planilhas e suas inúmeras abas. Com um software especializado você não vai mais perder tempo para controlar os gastos dos veículos. A emissão de relatórios é automatizada, basta selecionar os dados que deseja visualizar e em segundos as informações estarão disponíveis para auxiliar na tomada de decisões.

3. Dados específicos

Outra vantagem da tecnologia é que o sistema apresenta as despesas separadamente: combustível, manutenção, multas, etc. Isso ajuda a identificar eventuais gargalos e minimiza falhas na gestão de custos. Quem faz o controle de abastecimento manual ou por meio de planilhas geralmente não tem tanta variedade de informações, o que pode distorcer os reais custos para a manutenção da frota.

4. Economia

Quem não sabe onde gasta mais do que o necessário, dificilmente saberá onde pode economizar. A implantação de um software para a gestão de frotas, controle de abastecimento, entre outras funcionalidades, terão um custo inicial que pode ser facilmente revertido em economia. Ou seja, o valor investido pode retornar para a empresa rapidamente, pois assim que a tecnologia for implantada será muito mais fácil identificar as falhas que precisam ser corrigidas para gerar economia.  

5. Produtividade

O uso da tecnologia também estimula a produtividade dos colaboradores, tanto administrativos quanto operacionais. O simples fato de não perder tempo atualizando planilhas e ter os relatórios automatizados já possibilita que os analistas e gestores dediquem mais tempo para outras atividades. Os motoristas também podem melhorar seu desempenho, pois o software fornece dados que podem ser usados para corrigir maus hábitos e aperfeiçoar a direção profissional, seja no uso adequado das marchas, aceleração ideal do veículo, entre outros fatores que interferem diretamente no controle de combustível.

Escolher uma solução para a gestão de frotas que possua a versão mobile também contribui para a produtividade. A inclusão de informações em tempo real no software elimina o controle em papel e o trabalho de digitar os dados preenchidos manualmente. Portanto, além de oferecer condições para uma equipe mais eficiente, a tecnologia também colabora para o meio ambiente e minimiza eventuais erros de preenchimento de formulários e digitação.

Já está convencido de que a tecnologia pode ser uma forte aliada no controle de abastecimento de frotas? Solicite uma demonstração gratuita do software de gestão de frotas clicando aqui.