Como aliar controle de temperatura e monitoramento de entregas?

Aliar controle de temperatura e monitoramento de entregas é fundamental para garantir a segurança da carga desde a saída dos produtos do armazém até o destino final.

Acompanhar cada quilômetro rodado garante que a encomenda chegue ao destino em perfeitas condições, especialmente quando as variações no termômetro e o tempo de entrega são decisivos para manter a qualidade da carga.  

O uso de ferramentas de monitoramento de entregas:

  • Evita paradas não programadas;
  • Garante que não haverá desvios de rota;
  • Permite que a central saiba sobre imprevistos;
  • Mantém o cliente ciente sobre a movimentação da carga;
  • Aumenta a confiança.

Enquanto isso, o controle de temperatura é um sistema capaz de registrar informações em tempo real sobre as condições de produtos como medicamentos, vacinas, alimentos perecíveis, flores, etc. Aliar controle de temperatura e monitoramento de entregas é, portanto, a maneira ideal de evitar perdas.

 

Como acontece o controle de temperatura e o monitoramento de entregas?

 

Manter a temperatura em níveis ideais é fundamental para a integridade de muitos tipos de cargas. No caso de vacinas, por exemplo, há um desafio particular. Geralmente, o transporte é realizado por meio de caixas térmicas, que, mesmo quando produzidas com material e resistência apropriados, estão sujeitas a imprevistos. Para obter mais segurança, é preciso garantir que não houve qualquer alteração em cada uma das caixas no percurso. Para isso, usa-se sensores acoplados às caixas que registram periodicamente as alterações de temperatura.

Esse dispositivo por si só já é interessante porque permite que, ao final da viagem, um técnico verifique se houve a manutenção da integridade da vacina. Porém, ainda mais interessante é se o controle de temperatura e monitoramento de entregas trabalhem juntos. Monitorar a carga significa mandar todas as informações sobre o status do caminhão em tempo real para a central. Dessa forma, se houver qualquer mínima alteração na carga, é possível intervir antes que haja perda total do conteúdo da caixa.

 

O que acontece quando não há esse controle?

 

As empresas que trabalham com produtos com necessidades especiais de temperatura costumam ter, em suas bases de operações, sistemas rígidos de controle. Ao passar para o caminhão, esse sistema também fica acoplado à carga e monitora cada variação. Como já mencionamos, melhor ainda se esse controle de temperatura estiver aliado ao monitoramento de entregas. Ter todo esse cuidado evita perdas. No caso, por exemplo, de medicamentos termolábeis, ou seja, extremamente sensíveis à temperatura, um erro pode significar uma perda bastante expressiva.

O problema é que, até a chegada ao paciente, é necessário que ele passe por diversas etapas, umas delas é o transporte. Para evitar erros no trajeto, a empresa precisa ter profissionais extremamente capacitados, treinados especificamente para esse tipo de situação e aptos a resolver problemas. A grande questão é que treinar esse tipo de profissional é um processo caro, demorado e sujeito a erros. Ter controle de temperatura e monitoramento de entregas trabalhando juntos facilita o processo porque a carga passa a ser monitorada remotamente. Isso possibilita, inclusive, contratar motoristas na modalidade freelancer, por meio de aplicativos, de maneira segura.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Serviço de Entrega: Como melhorar e reduzir gastos

A eficiência de uma empresa embarcadora no serviço de entrega ao mercado depende de vários fatores....

Nível de serviço nas entregas: como calcular?

Imagine uma bússola que pudesse indicar para onde a empresa precisa direcionar seus esforços para...

Como reter e desenvolver talentos em logística

Uma palavra que todo gestor de RH teme é turnover. No setor de logística não seria diferente. Cada...

Devolução de mercadorias: como tratar esse assunto?

A devolução de mercadorias é assunto corriqueiro em qualquer empresa que trabalhe com entregas e...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa