3 benefícios de uma solução mobile para controle de ponto eletrônico da equipe de entregas

controle de ponto eletrônico

Cumprir o prazo de entrega é fundamental para garantir a satisfação do cliente. Uma das etapas mais sensíveis para que tudo saia conforme o planejado é o trajeto da encomenda até o cliente final. Ao mesmo tempo em que esse percurso precisa ser rápido, as leis com relação à jornada de trabalho do motorista de caminhão também devem ser obedecidas. E, a forma mais segura e eficaz para fazer o registro das horas trabalhadas é o controle de ponto eletrônico.

A tecnologia ajuda a empresa a cumprir o que a legislação prevê e aumenta a transparência entre o empregador e o motorista. Tudo isso com um sistema simples de usar. Com uma solução mobile, basta baixar o aplicativo e todas as informações sobre jornada, paradas para descanso e refeições ficam registradas em um único local. Essa ferramenta oferece outros benefícios, como:

  • histórico da jornada do motorista;
  • monitoramento da produtividade;
  • extração de relatórios automatizados;
  • atendimento à legislação;
  • mobilidade;
  • redução de custos.

Quais as maiores dificuldades no controle de ponto dos motoristas

O uso de papel ou livro ponto é um dos principais entraves no registro das horas trabalhadas pelos motoristas de caminhão. Felizmente, essa é uma prática que aos poucos vem sendo abolida. Imagine todos os meses ter de passar a limpo as marcações realizadas para lançá-las posteriormente em uma planilha? Além do desperdício de tempo, o método tem um elevado risco de erros, pois qualquer distração pode acarretar em uma anotação equivocada.

Outra dificuldade é a própria natureza desse trabalho, já que o motorista de caminhão cumpre sua jornada totalmente fora do escritório. Então, com o processo manual a empresa depende da boa vontade do profissional para compartilhar de maneira correta as horas trabalhadas e os períodos de descanso.

A chamada Lei do Motorista – Lei nº 13.103/2015 – tornou esse controle ainda mais importante. Para garantir que o extrato de jornada do motorista esteja de acordo com as normas da CLT e reduzir o número de acidentes por conta de sono ou cansaço, a nova regulamentação enrijeceu as regras. Com isso, o controle das horas trabalhadas passou a ser uma obrigação do empregador e não um direito do funcionário.

3 benefícios do controle de ponto eletrônico

As vantagens do controle de ponto eletrônico vão além da melhora na relação entre empregadores e motoristas. O uso de uma solução mobile permite planejar as entregas com mais eficiência, prever cenários com exatidão e reduz a probabilidade de falhas nessa atividade.

1. Automatização

A automatização do processo de batida de ponto é certamente o principal papel de uma solução mobile. A tecnologia permite monitorar em tempo real os apontamentos de refeição, espera, descanso e tempo em rota da equipe de entregas. Essas informações ficam registradas no aplicativo e sempre que necessário é possível extrair relatórios da jornada para um melhor aproveitamento da equipe de transporte.

2. Planejamento

Como fazer um planejamento bem estruturado sem ter acesso à rotina dos motoristas? Com uma solução mobile de controle de jornada, a empresa consegue visualizar facilmente as horas de trabalho de cada funcionário e fornece ao cliente um prazo de entrega possível. Outro ganho importante é a possibilidade de analisar formas de diminuir o tempo de entrega para reduzir custos ou aumentar o faturamento.

3. Cumprimento da legislação

Ainda que os períodos de trabalho e descanso não sejam os únicos tópicos da Lei do Motorista, esses são, sem dúvida, seu principal objetivo. As regras em vigor desde 2015 impedem, por exemplo, que o motorista dirija por mais de cinco horas e meia sem realizar paradas. O descanso de 30 minutos também é obrigatório a cada seis horas de direção. Fazer esse controle fica muito difícil sem o auxílio da tecnologia. Uma solução mobile permite controlar a jornada em tempo real, garantindo que a entrega aconteça conforme o planejado, sem prejuízos ou falhas.

Agora você já sabe com o uso de uma solução mobile para controle de jornada pode elevar a sua empresa a outro patamar. Como vimos, a possibilidade de monitoramento em tempo real agiliza a entrega de pedidos e aumenta a competitividade frente à concorrência. Você ainda pode aproveitar os relatórios automatizados para antecipar cenários e fortalecer as relações de trabalho.

Outra vantagem é a integração com outros sistemas logísticos, o que amplia ainda mais as vantagens de fazer controle de ponto eletrônico. Com uma plataforma única é possível ter informações sobre roteirização, gestão de frotas e monitoramento logístico de forma facilitada em um único local.

Quer receber mais mais informações sobre o Controle de JornadA Lincros? Solicite uma demonstração aqui. E, se quiser conhecer o nosso portfólio de soluções para o setor de logística entre em contato conosco.