Por que usar a tecnologia para o controle de jornada de motoristas?

controle de jornada

Uma frase famosa diz que “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Seu autor foi o físico-matemático e engenheiro britânico, William Thomson. Se aplicarmos essa reflexão à logística se torna evidente a importância de usar a tecnologia para o controle de jornada de motoristas.

Além do tempo em condução, a empresa também pode considerar outras atividades realizadas pelos motoristas, como tempo de almoço, descanso, etc. Quando não há dados sobre cada um desses aspectos se torna muito difícil traçar comparativos, identificar gargalos e implantar melhorias.

É aí que entra a tecnologia. Com um sistema para controle de jornada é possível tanto acompanhar as informações em tempo real, quanto gerar relatórios que poderão fundamentar a tomada de decisão.

Como funciona o sistema para controle de jornada na prática

Com a implantação de um sistema para controle de jornada a empresa garante o atendimento à Lei 13.103, que rege a jornada de trabalho dos motoristas. Além disso, a tecnologia também simplifica o monitoramento, que passa a ser feito em tempo real. Alguns dos apontamentos que você pode acompanhar são:

  • tempo de deslocamento;
  • tempo do veículo parado;
  • tempo de carregamento e descarregamento;
  • apontamentos de refeições e descansos;

Essas métricas são importantes para elaborar um planejamento mais efetivo. Além do mais, também vale ressaltar existem sistemas para controle de jornada que podem ser integrados a outras soluções. Um exemplo é integrar com uma ferramenta específica para a gestão de entregas.

3 motivos para usar um sistema de controle de jornada

Um motivo básico para implantar um sistema de controle de jornada é atender o que determina a legislação. Mas, essa medida pode trazer outros benefícios como aumento da produtividade e redução de custos com horas extras. Detalhamos abaixo alguns aspectos, confira:

1. Cumprir a Lei do Motorista

É obrigação do empregador fazer o controle da jornada do motorista (e um direito do empregado). Portanto, a implantação de um sistema para controle de jornada automatiza os registros e aumenta a segurança jurídica das empresas. Diferente das antigas papeletas e registros manuais, o sistema é muito prático e permite o acompanhamento em tempo real.  Como o software já tem as configurações dos registros que devem ser feitos, basta instalá-no num smartphone ou tablet.

2. Acompanhar em tempo real

Para acompanhar a equipe de entregas em tempo real basta cadastrar os motoristas e ajudantes no software para controle de jornada. A partir disso é possível monitorar se os apontamentos estão sendo realizados de acordo com o previsto. A partir dos relatórios o empregador visualiza as atividades dos colaboradores, se iniciaram as atividades e quais apontamentos foram feitos.  

3. Ter previsibilidade logística

Ao utilizar um sistema para controle de jornada dos motoristas e equipe de entregas você passa a ter um banco de dados que contribui para a previsibilidade logística. A partir dos relatórios de jornada é possível identificar contratempos, falhas no no planejamento e oportunidades de melhorias.

Integração com outro sistemas logísticos

Existem diversos softwares voltados para o acompanhamento de jornada, porém nem todos são especializados no segmento logístico. Que a tecnologia simplifica as rotinas e os processos não há dúvida. Porém, a falta de integração entre os sistemas tem sido uma dificuldade muito recorrente. Uma alternativa para resolver esse contratempo é buscar softwares que funcionem de forma integrada, como controle de jornada e gestão de entregas, para ganhar em produtividade.

Listamos abaixo algumas das principais vantagens da integração entre os sistemas logísticos:

  • facilidade de comunicação;
  • compartilhamento de informações;
  • agilidade na gestão;
  • produtividade da equipe;
  • facilidade para a tomada de decisão.

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre as vantagens de usar a tecnologia  para o controle de jornada dos motoristas e equipe de entregas? Compartilhe conosco no espaço abaixo que podemos respondê-la num próximo artigo.  

Se você gostou deste post, também sugerimos a leitura de um artigo que fala sobre a integração de sistemas em logística: como fazer e quais os benefícios.

 

[banner id=”2797″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *