Como Acertar na Contratação de Frete para Alimentos

Já aconteceu de você se perder em meio as ligações e e-mails para contratação de frete? Ou lidou com diversas transportadoras que não possuem um padrão de tabela de frete? 

Diversas vezes, a centralização de informações de embarcadores é gerida por planilhas e tabelas. O que, de certa forma traz morosidade aos processos na operação logística de transportes. E parando para analisar, os custos com todo o tempo utilizado para a análise destas tabelas e o custo de um analista para realizar essa etapa, podem ser inviáveis para um setor de logística com eficiência.

Esse é um cenário muito comum entre os embarcadores do setor alimentício, devido à quantidade de tabelas de fornecedores de transportes para análise. Mas esse cenário pode ser evitado e otimizado pensando em boas práticas de mercado.

Quando o assunto é transporte, em especial no setor alimentício, é fundamental planejar de forma assertiva a execução das atividades logísticas a fim de escolher o melhor frete por pedido. 

Afinal, o custo do setor logístico é elevado em consideração aos demais setores. E esta conta afeta principalmente os embarcadores, distribuidores e, por fim, pensando no destino final, o consumidor.

Nesses casos do setor de transportes no setor alimentício, é necessário levar em conta os cuidados especiais. Como veículos que atendam as necessidades do produto a ser transportado, gerenciamento de riscos aos motoristas, profissionais qualificados para o seu manuseio e um planejamento de rotas eficiente que cumpra os prazos de entrega.

Caso contrário, sem uma decisão assertiva sobre o melhor tipo de frete para o transporte de cargas, você terá um custo maior na distribuição e não terá o melhor serviço adequado ao seu negócio.


[hubspot type=cta portal=5665308 id=d8b9cece-afc5-4346-bc63-99adeac17536]

Processos manuais, podem custar caro na contratação de frete

Você ainda faz consulta de fretes, com muitas transportadoras, de forma manual como mencionamos acima?

Se cotações e negociações de frete, realizadas por e-mail e telefone, fazem parte do dia a dia do seu departamento é necessário repensar os processos e entender o quão eficiente e ágil está seu processo de contratações CIF e FOB.
 

O processo manual de contratação de transportadoras é pouco produtivo e muito suscetível a erros. E ainda, é a principal pedra no sapato de diversos embarcadores.

Com a  limitação de transportadoras devido a dificuldade no gerenciamento, a conta frete elevada é a realidade de muitas empresas que organizam seu frete de acordo com o perfil de carga e região atendida.

Pois hoje, existem cenários com inúmeros funcionários durante diversas horas focados num processo moroso e manual, que atualmente, pode ser realizado via cruzamento eletrônico de dados. O pior é que, toda tomada de decisão manual trará custos adicionais não previstos, aumento do tempo operacional, e escolhas que não são as mais econômicas possíveis.

Como otimizar minha gestão e contratação de frete?

Ao enfrentar os processos de contratação, solicitação e aprovação de frete, existem diversos desafios rotineiros. Mas afinal, como otimizar isso?
Atualmente, existem soluções TMS que realizam a contratação automatizada de fretes. Nesta solução, é possível realizar a seleção e substituição das transportadoras que melhor atendem a seus requisitos e exigências. Os registros se tornam centralizados na plataforma, e as alçadas de aprovação de frete podem ser previamente definidas por gestores ou decisores da área. 

Além de:

  • Reduzir o tempo destinado à organização e solicitações de frete;
  • Otimizar o tempo com cálculos de frete, verificação de listas de prazos das transportadoras e comparação de tabelas; 
  • Todas as tabelas serão padronizadas;
  • Ordem de coleta automática;
  • Aumento do poder de tomada de decisão.

Decisões rápidas, definidas em informações centralizadas e no menor custo possível. Esse é o cenário de como tem sido o dia a dia de grandes players do mercado em segmentos como o alimentício, agronegócio e químico, com a Lincros.

Vantagens de um gerenciamento de fretes

Redução de custos

Alcance uma redução de custos na sua operação, com informações centralizadas e facilite a tomada de decisão para a escolha do melhor frete por pedido.

O controle e a possibilidade de análise de novas tabelas de frete, com simulação de preços na base histórica, reduzem a possibilidade de pagar um valor indevido ao frete.

 

Aumente a agilidade e produtividade da sua operação! A centralização de todas as solicitações de fretes, tanto na gestão das tabelas quanto nas aprovações, aumentam a produtividade e tomada de decisão do embarcador sob a equipe do setor de logística.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Solicite contato com um de nossos consultores neste link e tire suas dúvidas e melhore os resultados da sua operação logística de transportes.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Como utilizar um TMS em sua operação?

Transportation Management System em inglês. TMS é uma Solução de Gerenciamento de Transporte....

Carga fracionada ou lotação: qual a melhor opção logística?

A gestão de estoques e flutuação de demandas tem grande influência na decisão por carga fracionada...

Controle de combustível: 3 maneiras de gerenciar esse custo

Realizar o controle de combustível é fundamental para as empresas que querem ter previsibilidade de...

Visibilidade em tempo real no controle de entregas

Imagine poder acompanhar em tempo real o estado das operações de entrega em uma mesma tela de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa