Consolidação de cargas e os benefícios para a gestão de transportes

Uma das estratégias cada vez mais presente nas operações logísticas é a consolidação de cargas. Trata-se de uma ação para incluir em um mesmo caminhão diversos carregamentos, para garantir aproveitamento total do espaço e peso maior para a carga.

Neste contexto, é importante não só entender como a consolidação é realizada, mas também como a gestão de transporte é fundamental para a eficiência da operação. Confira neste post como tornar a consolidação de cargas uma estratégia assertiva para o negócio.

Entendendo melhor a consolidação de cargas

Semelhante ao compartilhamento de cargas, a consolidação também tem como ponto central o melhor aproveitamento do espaço no veículo. Também visa a otimização dos recursos usados no processo de entrega.

O objetivo é garantir ocupação total e a consequente redução de custos na rotina de entregas. Na consolidação de cargas, a empresa agrupa pequenas quantidades de diferentes produtos garantindo ocupação total, aproveitando todo o espaço. Ela pode ser usada na armazenagem, em organização de containers, por exemplo, e na frota responsável pela distribuição.

O processo pode ser feito com várias entregas de uma mesma empresa ou de diferentes negócios. Basicamente, o objetivo alcançar um transporte mais eficiente.

 

Gestão de transportes e consolidação de cargas

Para que a consolidação de cargas seja eficiente em uma operação logística, ela precisa estar diretamente ligada à gestão de transportes. Afinal, a organização da carga deve ocorrer de modo que leve em consideração o trajeto e paradas programadas. É crucial que a distribuição das mercadorias ocorra em uma ordem bem definida, para evitar problemas no momento do descarregamento.

Como a ideia da consolidação é reduzir os custos de transporte e dar agilidade às entregas, os veículos devem ser organizados de acordo com a programação de parada. Além disso, há alguns fatores que precisam ser avaliados antes da realização da consolidação. Veja:

CTA (Demo) Roteirizador

Cuidado com cargas sensíveis

Itens refrigerados e produtos que podem ser danificados facilmente precisam de um olhar mais atento. Muitas vezes a consolidação de cargas só poderá ocorrer se apenas esse tipo de produto for alocado no veículo.

 

Verificação de frota

Da mesma forma que é necessário um cuidado especial com produtos frágeis, o tipo de veículo também deve ser analisado. Isso porque usar caminhões com estrutura para o transporte de produtos refrigerados para outros itens, por exemplo, pode acarretar desperdício de recursos e gastos elevados.

Estes cuidados sobre a consolidação de cargas podem ser verificados e resolvidos através da gestão de transportes. Para isso, a tecnologia tem um papel fundamental. Um dos grandes ganhos com a gestão eficiente de transportes é a redução de custos.

Já na contratação do frete é possível reduzir custos, optando pelas empresas com melhor custo-benefício. Neste sentido, a consolidação de cargas é uma vantagem, já que mais entregas podem ser feitas em uma única movimentação.

Outra questão ligada à gestão de transporte e consolidação de cargas é o planejamento de rotas. Contar com uma solução de roteirização será fundamental para que o processo seja eficiente. Ao criar a rota baseando-se nas entregas projetadas, softwares como o Routing da Lincros, criam o melhor caminho levando em consideração as paradas que devem ocorrer primeiro e os trajetos mais eficientes.

Com estes dados em mãos será possível organizar a carga de modo que o momento de descarga seja otimizado. Paradas programadas significam mercadoria de fácil acesso.

 

Vantagens da gestão de transporte na consolidação de cargas

Portanto, quando olhamos para a consolidação de cargas sob a ótica da gestão eficiente de transportes, realizada com suporte tecnológico, temos alguns ganhos:

  • Carga bem distribuída: a roteirização facilita a visibilidade prévia das paradas. Assim, o que sai antes é colocado por último na carga. A empresa elimina aquela situação em que o motorista chega para entregar a mercadoria no ponto de parada e ela está no fundo da carga, causando desorganização, demora e falta de visibilidade dos produtos.
  • O roteirizador da Lincros, por exemplo, traz muitas vantagens no que diz respeito ao planejamento de rotas. Podemos citar a setorização da carga, para melhor visibilidade de produtos. Além disso, traz indicadores como o tempo médio de atendimento, o que é fundamental para a aplicação da melhoria contínua no processo.
  • A consolidação de cargas não é apenas uma tendência logística, mas uma ferramenta eficiente, quando utilizada com a tecnologia certa, para a redução de custos. Ela pode garantir mais eficiência à sua distribuição e ainda a satisfação do cliente com entregas ágeis.

Quer saber mais como podemos lhe ajudar no processo de consolidação de cargas? Entre em contato com nossos especialistas.

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

10 benefícios da roteirização que você precisa saber

Já abordamos aqui no blog a importância da roteirização automatizada e hoje trazemos os benefícios...

Como evitar problemas logísticos na distribuição

A logística envolve uma série de cuidados e ações que visam o melhor desempenho na cadeia de...

Carga lotação: as vantagens para otimizar o resultado de frete

A busca pela redução de custos é uma das práticas mais importantes no meio logístico. Uma vez que...

Falta de orçamento para investir na logística? Entenda o que fazer

Seu orçamento está enxuto e você já não sabe como melhorar o processo logístico? Veja aqui algumas...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa