Melhore a comunicação com a equipe de entregas

O que já foi entregue? O que falta entregar? Quais entregas foram devolvidas? Perguntas como essas são frequentes no cotidiano de gestores de entregas e de fornecedores atacadistas. Se não há comunicação com a equipe de entregas e a central, as respostas ficam restritas a quem está em campo até que essa pessoa volte à matriz para apresentar os resultados.

A comunicação pode ser feita com um simples telefone celular, mas esta não é a maneira mais eficiente e nem de longe a mais econômica. A falta de cobertura de sinal em determinadas regiões e o custo do roaming quando a frota está longe de sua localidade geram instabilidade na ligação, além de um aumento nas despesas de telefonia.

Para fornecer essas respostas em tempo real e otimizar a operação de entregas, já existem softwares específicos no mercado que funcionam em dispositivos móveis (teclado logístico ou celular). Essas soluções permitem o acompanhamento das atividades realizadas pelos condutores da frota, da localização exata do veículo e até do status de entrega.

Com esses dados, a central consegue visualizar e controlar a operação de entregas de toda a frota em uma única interface. Essa possibilidade permite aos gestores tratarem devoluções, fornecer uma previsão da chegada para o cliente e saber também quando um veículo irá retornar. Paradas para almoço, abastecimento ou manutenção do veículo são comunicadas imediatamente, deixando o gestor ciente de eventuais atrasos e pronto para tomar decisões.

Uma grande vantagem da comunicação com a equipe de entregas e a central é a redução das devoluções de mercadoria. Como o gestor fica sabendo em tempo real quando há uma ocorrência desta natureza, ele ganha tempo para checar as informações e reverter o processo, gerando uma sensível economia à empresa. O compartilhamento de informações é capaz de dar segurança à empresa e ao cliente, além de reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe.

Photo by Handy Wicaksono do Unsplash.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Como controlar as entregas de forma efetiva?

A entrega de mercadorias ao cliente final é (ou deveria ser) uma peça-chave na estratégia das...

Nível de serviço nas entregas: como calcular?

Imagine uma bússola que pudesse indicar para onde a empresa precisa direcionar seus esforços para...

Autenticação de entregas: como implantar da forma adequada

Pensando em otimizar as operações de distribuição, as empresas estão buscando na área de TI...

Saiba como reduzir custos com estas dicas de roteirização

Quem atua no setor logístico sabe que as decisões diárias são fundamentais para um bom controle de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa