Transportador: otimize custos utilize a capacidade máxima da frota

Para um bom desempenho logístico, a transportadora precisa estar atenta à distribuição dos produtos, visando a capacidade máxima da frota. Você sabe como conseguir bons resultados neste sentido? Veja nossas dicas

Quem atua no setor de transporte logístico sabe que todo dia um novo desafio surge. Os custos, que não param de aumentar, precisam ser bem distribuídos. E uma das ações que é cada vez mais buscada pelas transportadoras é o uso da capacidade máxima da frota.

Isso porque, além de garantir agilidade no processo de entrega, os insumos (veículo, combustível, estrutura de armazenagem) serão utilizados de forma mais eficiente. Esse processo de distribuição da carga visando a capacidade máxima da frota é o que chamamos de dimensionamento.

Como implementar um processo de Logística Integrada

Entenda melhor o dimensionamento da frota

Existe um erro muito comum quando falamos em capacidade máxima da frota. Não é apenas uma interpretação simplória de que precisa-se encher o veículo ao máximo, acabando com qualquer espaço livre. Na realidade, essa questão se refere ao dimensionamento da frota, que nada mais é do que calcular, distribuir e utilizar o espaço do veículo de modo que garanta o melhor desempenho dele.

Neste processo de dimensionamento, alguns fatores são cruciais para evitar ociosidade dos veículos e o melhor índice de quilometragem por litro de combustível consumido. O primeiro passo é entender as características técnicas de cada modelo de caminhão que compõe a frota e as orientações do fabricante. Assim, levando em consideração, por exemplo, em que tipo de trajeto determinado veículo se encaixa melhor, é possível distribuir e garantir capacidade máxima da frota.

Chame no Whatsapp!

Planejamento que otimiza o trabalho

Esqueça aquela situação em que um caminhão tem muitas entregas em locais diferentes enquanto outro está ocioso no pátio. Usar a capacidade máxima da frota é distribuir os insumos a partir de uma roteirização eficiente. Englobe no mesmo veículo entregas próximas e que estejam em um trajeto que vá garantir o máximo de paradas dentro do menor raio de deslocamento, por exemplo.

Outro fator relacionado ao planejamento para dimensionar a frota é a distribuição dentro do próprio caminhão. Para aproveitar ao máximo o espaço, fique atento a estas boas práticas:

- Distribuir a carga de modo a não sobrecarregar os eixos do veículo;

- Comece o embarque pelo eixo traseiro;

- Cargas entregues em um mesmo ponto devem ficar juntas;

- Distribua a carga de modo que os produtos que serão entregues primeiro fiquem mais perto da porta;

- Identifique qual modelo da frota é mais indicado em relação ao tipo, peso, volume e outras características da carga.

Troca de veículos no meio do trajeto? Uma boa estratégia para usar a capacidade máxima da frota

Se a sua transportadora conta com filiais em diversas regiões, uma estratégia eficiente é fazer destas unidades pontos intermediários de distribuição. Por exemplo: veículos de grande porte podem comportar uma carga grande que, depois de chegar à filial, será distribuída em veículos menores, que possuem melhor desempenho e agilidade nas entregas last mile.

Com estes cuidados, sua frota registrará a otimização de diversos recursos, do consumo de combustível até o desempenho de motor, pneus e outras características da frota. E, além disso, o processo de entregas se torna mais dinâmico, com a possibilidade de agilizar as entregas.

Na sua transportadora, como é a distribuição das entregas? Há uma preocupação em relação à utilização da capacidade máxima da frota? Para saber mais sobre o assunto, acompanhe nosso blog e fique de olho nas dicas dos nossos especialistas.

banner monitoramento de entregas

 

Photo by Sander Yigin on Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Cross Docking: diminua o tempo e gere mais lucro

Manter produtos armazenados demanda custos e espaço físico, portanto, quando isso puder ser...

Logística de distribuição: conheça o CD da Overstock

A Overstock é uma empresa americana de varejo online que tem uma variada gama de produtos como...

O que é e para que serve o manifesto de carga?

Documento obrigatório para o transporte de cargas em rodovias, o manifesto de carga eletrônico, ou...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa