Como realizar auditoria de fretes no e-commerce

A auditoria de fretes é uma dor de cabeça para a sua empresa? Neste post te contamos como otimizar essa tarefa e reduzir custos com cobranças indevidas. Confira!

 

Saber como investir no seu negócio e quais as melhores táticas para chegar no sucesso é primordial. Porém, mais importante do que saber para onde se vai é ter a consciência de como as coisas estão hoje. Afinal, de nada vale esperar bons retornos futuros se as atividades logísticas não estão recebendo a devida atenção.

É neste momento que uma auditoria de fretes entra! Esse é um processo essencial para a empresa, pois engloba a análise e precisão das informações registradas com a finalidade de identificar possíveis erros de cálculo ou cobranças que possam prejudicar a entrada de receita do e-commerce.

Se você ainda não realiza uma auditoria de fretes automatizada na sua empresa, esse artigo é para você! Venha entender a importância desta ferramenta, como ela funciona, e obter ótimas dicas de como colocá-la em prática.

 

O que é auditoria de fretes no e-commerce?

 Sabemos que uma auditoria consiste em analisar de forma cuidadosa as atividades desenvolvidas em uma determinada empresa para poder ter a certeza de que elas estão de acordo com aquilo que foi previamente planejado e estabelecido.

Quando implementamos essa auditoria nos fretes realizados pelo e-commerce, o intuito é garantir que os valores que estão sendo cobrados pelas transportadoras estejam corretos e correspondam às entregas que foram realizadas. Dessa forma, tudo fica mais transparente, e caso seja identificado algum erro, ele será reparado para que não cause prejuízos financeiros.

 

Qual a importância de ter uma auditoria de fretes?

 Tudo aquilo que vem para facilitar e melhorar o seu negócio é de extrema importância. Ainda mais quando vai fazer toda a diferença no caixa da empresa. Quando a auditoria de fretes é realizada de forma correta, ela consegue identificar o que não está sendo realizado da forma planejada, e possíveis erros como: 

  • Cálculo fora da tabela combinada;
  • Cobranças feitas em duplicidade;
  • Serviços não realizados;
  • Falha na cotação do preço.

 

Como realizar uma auditoria?

 Agora que você já sabe a importância de realizar uma auditoria de fretes no seu e-commerce, chegou o momento de descobrir como colocá-la em prática. Confira:

  • Tenha definido a periodicidade da auditoria

Sabemos que a atividade logística é complexa e requer tempo para que tudo seja realizado da forma correta. É importante lembrar que ela representa uma fonte de economia para o e-commerce ajudando a minimizar os custos desnecessários. 

Sendo assim, avalie qual seria a periodicidade ideal para que não tenha um acúmulo de registros e não acabe virando uma dor de cabeça a mais para a empresa.

  • Identifique aquilo que está em desacordo

Quando o desacordo é relacionado ao frete, existe a possibilidade de existirem cobranças diferentes do esperado, além de pagamentos feitos em duplicidade. Ao fazer a análise e conseguir identificar esses erros, é possível tomar a atitude certa para reverter esse quadro. Entretanto, só será possível se a auditoria for realizada. 

A auditoria, no entanto, não é uma tarefa fácil, pois exige um olhar treinado e muita atenção a todos os detalhes, números e dados das notas emitidas. Quando se trata de um grande volume de vendas, é simplesmente impossível realizar a auditoria de todos os documentos manualmente. Por isso, é essencial que o seu e-commerce conte com uma solução que realize a auditoria de fretes de forma automatizada, fazendo a varredura das informações e sinalizando os erros. Assim, a equipe não precisa conferir nota por nota - apenas identificar e corrigir aqueles com alguma inconsistência.

  •  Defina e acompanhe os indicadores de desempenho

Ter em mãos as informações que os indicadores de desempenho podem oferecer é uma ótima forma de ajudar a empresa a embasar o processo de tomadas de decisões estratégicas. 

Isso porque eles ajudam a identificar oportunidades de melhorias, detectar onde está o problema na operação, propor soluções para eles e ainda identificar as áreas que podem reduzir os gatos.

E você, está pronto para investir em uma boa auditoria de fretes para o seu e-commerce? Não tem como negar que ela é essencial para o bom funcionamento e rentabilidade. Se você ficou curioso para descobrir ainda mais sobre o assunto e busca por um sistema automatizado de Gestão de Fretes, entre em contato conosco que o nosso time terá prazer em ajudar!

 

Ebook Guia prático do BID de Transportes. Baixe agora, é gratuito!

 

br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/teletrabalho

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Gestão regional de gastos com fretes auxilia a viabilizar negócios

Um dos empecilhos do avanço econômico do setor de logística está em nos gastos com fretes e outros...

Como diminuir os atrasos nas entregas dos seus parceiros

Muitas empresas – provavelmente a sua também – vão se identificar com esse problema: visando...

A automação como aliada na redução de ruídos nas entregas

Investir na automação dos processos logísticos pode diminuir problemas de gestão em uma empresa...

Como fazer a gestão de indicadores de entregas?

Qual a importância da gestão de indicadores de entregas? Empresas estão sempre em busca de soluções...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa