4 pontos de atenção para otimizar sua distribuição

Se o seu processo de distribuição está trazendo mais custos do que o esperado, não deixe de conferir aqui estes pontos que podem transformar a rotina logística da sua empresa. Saiba como tornar sua operação mais lucrativa.

Com o crescimento do volume de entregas é comum que os setores de logística das empresas se sintam sobrecarregados. Muitas vezes o tempo para adequação da rotina de distribuição é curto e as decisões devem ser tomadas com rapidez. E nesta rotina nem sempre o gestor conta com a visibilidade necessária para manter uma operação enxuta e eficiente.

Mas existem alguns pontos que englobam a cadeia de distribuição, que possuem grande impacto no resultado final deste trabalho. Se organizados com eficiência, tornam os resultados muito mais precisos.

 

Veja aqui alguns pontos para conquistar um processo de distribuição eficiente:

Planejamento de rotas

Um dos fatores fundamentais para uma distribuição assertiva é a realização de um bom planejamento de rotas. É nesta etapa que a equipe de logística organiza a distribuição, levando em consideração alguns fatores para melhorar as entregas. Pode-se, por exemplo, planejar as rotas para garantir maior volume de entregas em um mesmo trajeto, priorizar pedidos com restrições e aproveitar bem todo o espaço do caminhão.

Outro ponto importante do planejamento de rotas é que quando esse processo é automatizado ele agiliza vários pontos da construção da roteirização, deixando mais claro ações para melhor custo-benefício. E ainda garante separação e carregamento do veículo de modo a facilitar o processo de desembarque.

Demonstração ROT

Equipe bem treinada

Para garantir que o que foi planejado para o setor logístico seja executado é importante envolver a equipe. Treinamentos, atualização constante e processos de feedback e compartilhamento auxiliam na construção de times de alta performance.

Além disso, para garantir que soluções de gestão sejam utilizadas em todas as suas funcionalidades é importante se atentar a dois detalhes: valorizar soluções intuitivas e de linguagem e layout simples, que facilitem o uso pelo colaborador; e treinar também os times de campo, para que estejam familiarizados com as tecnologias usadas.

Não é incomum que sistemas deixem de ser utilizados por conta da resistência dos colaboradores e isso se deve, na maioria das vezes, à falta de conhecimento ou proximidade com a ferramenta. Conte com o apoio de empresas que tenham especialistas didáticos para o processo de implantação da sua solução de gestão logística.

 

Monitoramento da frota

O pedido atrasou e o cliente entrou em contato? Infelizmente ainda é comum que, neste tipo de situação, a central não tenha nenhuma informação sobre a ocorrência. E para resolver, precisa contatar motorista ou ajudante e tentar descobrir o problema para, só então dar um feedback ao cliente. Além de todo o trabalho extra, a falta de visibilidade impacta no relacionamento com o cliente e reduz a chance de tratamento de ocorrências com o menor impacto financeiro possível.

Dito isso, o segundo ponto fundamental para uma distribuição eficiente é o monitoramento da frota em tempo real. Uma boa solução de gestão logística permite ao gestor verificar o andamento das entregas, avaliar se as rotas planejadas são cumpridas e verificar ainda intercorrências. Todos estes dados permitem a melhoria contínua do processo logístico, bem como a atuação integrada de equipes em campo e na central.

CTA Gestão de entregas

Sua distribuição precisa de KPIS

Não se esqueça: só é possível melhorar operações que sejam monitoradas e contém indicadores de melhoria. Por isso é muito importante que o gestor da área logística desenvolva KPIs relevantes para o setor e que seu time esteja familiarizado com as métricas que irão guiar a rotina de trabalho.

Mas não basta apenas criar indicadores. Torná-los eficientes é um grande desafio e um diferencial, já que vivemos a era dos dados. Conte com uma solução de gestão que integre todo o processo logístico, do planejamento das rotas até a auditoria do frete. Assim, com o mapeamento do processo de ponta a ponta, será possível extrair informações relevantes e que sejam tratadas ao longo das avaliações.

Indústrias como a Altenburg, por exemplo, reduziram drasticamente os custos extras quando passaram a controlar os dados relacionados à auditoria de fretes. A economia chegou aos R$ 30 mil/mês, além da redução considerável de tempo para conferência das informações.

Quer saber mais sobre como esta e outras indústrias estão tornando a distribuição mais eficiente e lucrativa? Converse com nosso time de especialistas e fique por dentro de todas as possibilidades que a automação logística pode trazer para o seu negócio.

INFOGRÁFICO KPI's

 

 

Foto de UHGO no Pexels

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Otimização da operação logística X ampliação de frota

Já imaginou agregar mais valor a um produto e, ao mesmo tempo, reduzir os custos a fim de aumentar...

Roteirizador de caminhões: os mitos da implementação

O roteirizador de caminhões é uma das tecnologias mais comentadas no mundo da logística nos últimos...

Solução de gestão logística da LINCROS é adotada pela CIA. HERING

Companhia é uma das mais importantes do mercado têxtil brasileiro e vai implantar digitalização nos...

Carga resfriada: como ter sucesso na operação de transporte

Como a sua empresa controla a distribuição de itens sensíveis? A carga resfriada ainda é um...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa