Como fazer um BID de transporte eficiente? Confira nossas dicas

Se você já atua há algum tempo na logística, com certeza ouviu o termo BID, ou Bidding Process. O termo, que se refere à realização de lances e convites em cotações logísticas. É, basicamente, um processo licitatório para escolher os melhores parceiros para a entrega da sua mercadoria. Mas você sabe como fazer um BID eficiente e quais fatores devem ser observados para tornar essa iniciativa estratégica?

Confira as nossas dicas abaixo e veja como podemos te ajudar.

 

BID na logística – é hora de aplicar com conhecimento

O BID nada mais é do que um processo de licitação junto ao mercado onde a empresa busca selecionar os melhores distribuidores para a sua realidade de negócio. Isso significa que no BID não é só o preço que deve ser avaliado, mas também outros fatores, como custo-benefício, proximidade e expertise da distribuidora e atração de novos parceiros.

Fazer um BID de transporte eficiente começa, portanto, conhecendo a fundo as demandas e objetivos internos. Então, antes de iniciar um processo de lances de frete, reúna a equipe para definir quais as prioridades da área de gestão logística. É importante ainda identificar os gargalos na distribuição (atrasos, custos elevados no frete, falta de visibilidade no processo de distribuição), para trazer estes pontos como estratégicos para realização do BID.

 

Especificações transparentes

Após a organização interna e definição de critérios, é hora de fazer o BID de transportes. Para que ele seja eficiente, lembre-se de trazer na cotação o maio número de informações necessárias. Esse cuidado evita, por exemplo, o envio de lances por transportadoras que não estejam qualificadas para determinada distribuição.

Além de contar com um contrato padrão, já validado pela área jurídica da empresa, incluir detalhes como volume de pedidos, tipo da carga, equipamentos necessários e requisitos de desempenho faz total diferença.

Assim, seu BID já começa de forma correta.

 

Tenha uma estratégia de negociação bem definida

Outro passo importante para fazer um BID de transporte eficiente é ter uma estratégia de negociação definida com antecedência. Saber, por exemplo, qual o preço máximo a ser pago no projeto, e quais os indicadores que podem agregar valor ao negócio facilitará a escolha do melhor lance.

Importante também é que a sua equipe esteja preparada para conduzir as negociações e que tudo seja controlado por ela. Assim, além de transmitir confiança, a escolha tende a ser mais assertiva.

 

Escolha as ferramentas corretas para o BID

Seu sistema de gestão logística precisa estar preparado para não só receber os lances, mas cruzar automaticamente as propostas. Com isso, a triagem inicial será automatizada, reduzindo o tempo para a escolha do melhor fornecedor. Uma boa ferramenta de gestão e auditoria de fretes também traz mais efetividade na classificação dos parceiros e na avaliação dos mesmos. A centralização de todas as cotações em um único ambiente também torna o processo mais estratégico e mostra ao mercado o quão preparada a sua empresa está.

Ou seja: para fazer um BID de transporte eficiente, a tecnologia correta é um ponto de atenção. Sem um bom sistema dificilmente será possível comparar com facilidade e agilidade todos os dados e ainda classificar os prestadores de serviço.

Para saber mais sobre a automação e como tornar seu BID de transporte um processo eficiente, confira aqui o que a gestão de fretes da Lincros faz pelo seu negócio.

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Gestão de frete: o que fazer em caso de acidentes com a carga?

Toda empresa que depende de serviços logísticos para a entrega de mercadorias precisa estar atenta...

Supply Chain: Tudo que você precisa saber sobre gestão

Supply Chain Managment (SCM), ou cadeia de suprimentos em português, é um conceito utilizado pelos...

Saiba como monitorar veículos em um atacadista distribuidor

Você sabia que ao monitorar veículos o seu atacado distribuidor ganha mais eficiência? Neste post...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa