Como eliminar trabalhos manuais na gestão logística do transportador?

Quanto mais tempo sua equipe leva para realizar trabalhos manuais, menos tempo tem para ajustar processos e atuar na estratégia do negócio. Essa realidade já deixa clara a importância de otimizar processos, investir em tecnologia e, assim, eliminar os trabalhos manuais na gestão logística da sua transportadora.

Mas você sabe como conseguir isso? Quais os primeiros passos para tornar sua rotina de trabalho mais eficiente e transparente? Veja aqui algumas dicas que separamos para que a sua transportadora possa eliminar trabalhos manuais da gestão logística e conseguir resultados satisfatórios para o negócio.

 

Integre processos

Uma das questões que mais influencia na rotina operacional da transportadora é a falta de integração entre setores e processos. Por isso, é importante investir em soluções de automação que facilitem a organização da gestão logística. Quando a rotina da transportadora é integrada, os setores reduzem o tempo gasto em busca de informações e papéis e podem seguir com a rotina de trabalho dentro de um sistema integrado.

Outro fator que deve ser observado para eliminar trabalhos manuais na logística é a gestão de documentos. Atualmente, muitos documentos são digitais, como a nota fiscal eletrônica. Uma forma de garantir controle e eficiência ao processo logístico é otimizar o controle dos documentos dentro de seu sistema de gestão.

Uma solução TMS, por exemplo, facilita este controle, agilizando a consulta de informações e garantindo compliance à operação. Além disso, é a maneira mais prática de organizar cada contrato de prestação de serviços com o cliente e a documentação referente a ele.

 

Automatize o processo de roteirização

Organizar as rotas de entregas é um trabalho que, além de tomar muito tempo, é bastante confuso quando feito de forma manual. Por isso, a roteirização automatizada é um importante caminho para acabar com o trabalho manual. Mapas atualizados e rotas desenvolvidas automaticamente a partir de indicadores escolhidos pela transportadora agilizam a saída da frota. E ainda garantem a redução de custos com a organização de entregas próximas em uma mesma saída e o aproveitamento do espaço do caminhão.

CTA (Demo) Roteirizador

Torre de controle: uma forma eficiente de mensurar resultados

Uma maneira de eliminar os trabalhos manuais da gestão logística é optar por comunicação móvel com a frota. Uma boa torre de controle permite que a central da transportadora receba alertas em tempo real e controle a frota de forma automatizada. Isso reduz, por exemplo, o tratamento de ocorrências quando o veículo retorna à central, o que resulta em reentregas, novos cálculos, redistribuição e mais papelada para ajustar.

Muitas dessas situações podem ser evitadas com a automação. Basta o motorista comunicar a central para que essa possa contatar o cliente a fim de efetivar a entrega, por exemplo.

 

Cálculo de fretes otimizado

Outro fator que resulta em muito trabalho manual para as transportadoras é o cálculo de fretes. Ter em mãos as tabelas vigentes do mercado e processos bem definidos, com valores já definidos para os tipos de frete facilita o cálculo. E também automatizar o cálculo com ferramentas que englobam estes dados é muito importante para redução do trabalho manual.

 

Antecipação de demandas

Um bom sistema de gestão logística pode apoiar a sua transportadora na previsibilidade de demandas e isso reduz consideravelmente o trabalho manual. Quando você tem em mãos relatórios que facilitam a visão da rotina das entregas e quais clientes são recorrentes, a empresa tem uma base pré-definida para organizar as demandas e ainda pode incluir indicadores mais eficientes para melhorar a lucratividade da empresa.

Para saber mais sobre a redução de trabalho manual na gestão logística e como otimizar a rotina da sua transportadora, converse com nossos especialistas e confira aqui os materiais que preparamos.

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas'>

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Controle de Jornada: Tudo sobre trabalho externo

Você ainda tem dúvidas sobre como fazer o monitoramento do trabalho externo e controle de jornada?...

Principais consequências da falha de cadastro em um TMS

Usar recursos tecnológicos para otimizar a gestão das operações logísticas é uma das medidas mais...

Mapas em softwares de logística: por que eles são importantes

Quem trabalha na área de logística sabe como mapas em softwares de logística são importantes para...

Estratégias de gestão de entregas: qual abordagem usar na empresa?

Estabelecer estratégias de gestão de entregas que otimizem o trabalho e diminuam erros deve ser o...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa