Como economizar na cotação de fretes

Como anda o processo de cotação de fretes na sua empresa? Neste post reunimos dicas de ouro para garantir o melhor custo-benefício no processo e informações essenciais para aplicar na gestão logística da sua empresa. Confira!

Uma das questões mais onerosas da operação logística é a cotação de fretes. Empresas que terceirizam a distribuição de suas mercadorias precisam ficar atentas no momento da contratação desse processo. Sem o devido cuidado, o lucro da empresa pode acabar sendo afetado nesta etapa.

Neste aspecto, é importante que o gestor e os profissionais da área logística conheçam a fundo a rotina de cotação de fretes. E mais importante: estejam atentos às oportunidades de mercado. Para saber mais sobre como otimizar a rotina de distribuição na sua empresa, veja estas dicas de ouro que separamos para que a sua cotação seja mais eficiente:

 

Entenda e escolha a melhor modalidade de contratação do frete para o negócio

Optar pelo tipo de frete mais eficiente em cada ocasião é fundamental para a rotina logística. Isso porque o custo do frete, em si, não é apenas a única preocupação que deve ser levada em consideração na hora da contratação. Aquela velha máxima de que o barato sai caro fará todo o sentido se outros detalhes importantes não forem analisados.

O primeiro passo é entender e optar pelo tipo de frete com melhor custo-benefício em determinada cotação. Veja abaixo três pontos comuns na rotina logística neste sentido:

                    Quando a demanda é pontual: uma venda em caráter de urgência, por exemplo, pode ser finalizada com uma entrega eficiente no modelo de contratação spot. Neste caso, a contratação do frete visa suprir uma demanda que não estava prevista, mas que precisa ser executada. Aqui está uma grande armadilha dos custos logísticos, porque o frete spot não passa, necessariamente, por uma tabela negociada de valores. E, se for feito com frequência, poderá acarretar em custos acima do esperado se você não conseguir comparar o preço da tabela vs a cotação Spot.

Para garantir um preço justo e a melhor contratação mesmo no modelo de frete spot, leve em consideração pontos importantes: o melhor prazo de entrega, cotação para mais empresas, a fim de ter poder de barganha, automação do processo de cotação para análise rápida das melhores opções. Assim, o spot não vai se tornar uma dor de cabeça no seu processo de cotação.

                    Cotações recorrentes: neste caso, uma dica importante é criar uma rotina eficiente de contratação. O modelo Bid, ou Bidding Process, por exemplo, ganha cada vez mais espaço. Neste processo, o objetivo é selecionar os melhores fornecedores de frete através de oferta de serviços e recebimento de lances. Para isso é importante ter uma tabela padrão de tarifas, organizar os fornecedores de acordo com as informações solicitadas e cadastrá-los na base da empresa. Para ser eficiente e econômico, o processo Bid deve contar com apoio da tecnologia, especialmente para envio das propostas e comparação automatizada através de um sistema de gestão para a logística. Assim, em poucos minutos a empresa poderá comparar fornecedores e escolher as transportadoras que melhor se adequam às propostas.

 

Fique de olho nas cargas fracionadas

Já imaginou ter que distribuir um pequeno volume de mercadorias e pagar o frete completo por isso? Quando a contratação não é de carga fechada e o objetivo é aproveitar ao máximo o espaço das cargas, o modelo de frete fracionado é um grande aliado. Nele, o embarcador paga apenas pelo espaço utilizado pela mercadoria do caminhão, o que reduz consideravelmente o investimento.

Esse tipo de transporte tem se tornado comum na logística e é apontado como uma das tendências do setor. Por isso, fique de olho nas oportunidades de cargas fracionadas. Além de economizar, você pode distribuir uma parte dos pedidos sem ter que aguardar que uma carga completa seja fechada. A modalidade de carga fracionada é também uma boa saída para entregas ao consumidor final, especialmente de itens de peso e tamanho reduzidos.

Nova call to action

Garantindo o melhor custo de frete: da cotação do preço à auditoria

Agora que já falamos das diferentes modalidades de cotação de fretes vamos destacar alguns pontos essenciais do processo em si. Contar com tecnologia para reduzir o trabalho operacional e manter os dados atualizados faz toda a diferença. Entre as questões que podem ser otimizadas com um sistema de gestão logística na área de cotação de fretes estão:

- Mais cotações = melhor preço: como destacamos acima, é importante apostar na concorrência entre as transportadoras. Use a tecnologia a seu favor para emitir solicitações de cotação e analisar automaticamente os melhores fornecedores. Assim, a empresa deixa de depender de apenas algumas empresas e consegue atuar de forma proativa na redução dos custos;

- Não é só o preço final: ao cotar o frete, é importante levar em consideração questões como prazo de entrega, estrutura da transportadora e qualidade do serviço. Analise estas informações e crie parâmetros dentro do seu sistema de gestão para filtrar as melhores propostas.

- Eficiência do começo ao fim: muitas empresas escolhem a melhor cotação, mas amargam prejuízos na hora do pagamento do serviço. Isso porque não contam com um processo automatizado de auditoria. Em diversas empresas esse trabalho ainda é feito por amostragem, sem qualquer garantia de que os pagamentos realmente conferem. Use a tecnologia a seu favor com um sistema completo de gestão logística que também automatiza a auditoria e elimina pagamentos duplicados ou incorretos.

 

Com estes cuidados essenciais, a cotação de fretes da sua empresa será mais eficiente. Que saber como podemos te ajudar a implantar melhorias e reduzir consideravelmente seus custos? Entre em contato com nossos especialistas!

Chame no Whatsapp!

 

Photo by Norbert Kundrak on Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Nível de serviço nas entregas: como calcular?

Imagine uma bússola que pudesse indicar para onde a empresa precisa direcionar seus esforços para...

Como a central de distribuição pode localizar o motorista?

Se, no passado, o gestor precisava adivinhar o paradeiro da frota durante o expediente, hoje é...

Greve dos caminhoneiros: como reduzir o impacto de paralisações

Depois do episódio de 2018, quando o país parou por cerca de 10 dias, novas paralisações entram na...

Mueller otimiza operação logística com a Lincros

Marca quer mais sinergia nas negociações com transportadoras e aposta na transformação digital para...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa