Cervejaria Experta e Refrigerantes Uai adotam logística inteligente

Empresa familiar viu sua operação crescer exponencialmente nos últimos anos, e contou com a Lincros para implementar soluções que trouxessem a informatização dos processos.

 


O mercado de bebidas e alimentos é um dos que mais cresce no Brasil. Só em 2021, o segmento registrou um aumento de 16,9% em seu faturamento, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). A receita do setor representa 10,6% do PIB nacional, dos quais R$156,3 bilhões são referentes apenas ao segmento de bebidas.

É neste cenário próspero que estão inseridas as operações da Cervejaria Experta e da Refrigerantes Uai, clientes Lincros com fábrica de última geração para a produção de refrigerantes, cerveja puro malte e chopp. Localizada a 30km de Vitória, na cidade de Serra (ES), no bairro Portal de Jacaraípe, a fábrica distribui sua produção para mais de 100 cidades do País.

Criada por profissionais com mais de 40 anos de experiência no mercado cervejeiro nacional e internacional, a Cervejaria Experta conta com produtos de padrão mundial de qualidade, desenvolvidos por um dos principais mestres cervejeiros do Brasil e um dos 15 mais admirados do mundo.

A Refrigerantes Uai, por sua vez, tem a proposta de fabricar refrigerantes de alta qualidade com sabor de fruta.

Para realizar toda a logística de transportes das marcas, são cerca de 25 veículos de frota própria para transportar os mais de 500.000 litros de bebida produzidos, processo que desde 2020 é apoiado pela automatização das soluções Lincros.

Antes da contratação dos sistemas Routing e Tracking, as divisões de cidades e bairros para a realização da roteirização eram feitas por meio de planilhas, e as rotas ficavam sob a responsabilidade dos motoristas e ajudantes, separando as cargas por vendedor que atendia cada região. Como o processo era manual, não era possível mensurar, por exemplo, se a volumetria ia caber no caminhão.

Conforme a produção deixou de atender apenas à Grande Vitória e foi passando a contar com parcerias comerciais estratégicas em outros estados, criar as rotas dessa maneira tornou-se inviável, passando a ser necessária a contratação de uma ferramenta de automatização de rotas que atendesse às necessidades da empresa.

“Nossa operação foi crescendo e ganhando escalabilidade. Fomos ampliando frota, veio a necessidade de colocar um ERP mais complexo, melhorar a rastreabilidade dos veículos... e aí, entre os fornecedores que consultamos, optamos por contratar a Lincros”, comenta Eudir Neto, Gerente de Logística das marcas de bebidas.

Hoje, as rotas podem ser agrupadas para uma melhor otimização de tempo, melhor distribuição de equipe e maior economia de recursos.

Desde o início da utilização do Routing Lincros, o cliente alcançou uma redução de 33% na quilometragem média por entrega, passando de 22 para 15 km/entrega e proporcionando, assim, economia com combustível e manutenção, além do aumento da produtividade, podendo realizar mais entregas dentro das horas trabalhadas pelas equipes.

Para se ter uma ideia, somente de janeiro a junho de 2022, já são mais de 50.000 pedidos roteirizados de forma automática com o auxílio da ferramenta. E essa automatização trouxe economia até mesmo no número de horas extras realizadas pelas equipes no horário noturno. Com a ferramenta, a montagem de carga e o carregamento puderam passar a ser iniciados mais cedo, e assim, as entregas também passaram a ter sua finalização antecipada.

O acompanhamento das entregas também trouxe uma maior visibilidade da operação. Do começo de 2022 até o meio do ano, as empresas já realizaram mais de 37 mil entregas, e quase 188 mil itens. Um volume impossível de ser acompanhado de forma manual, por meio de ligações, como era feito antigamente.

Hoje, essa consulta é realizada de forma ativa. A integração entre Routing e Tracking permite que as marcas acompanhem o status das entregas e atuem apenas nas ocorrências, entrando em contato com o motorista para receber uma prova do status apontado, como uma foto da loja fechada, por exemplo.

“Com a implantação do Tracking, conseguimos ter uma noção melhor da rota que cada veículo está realizando e das ocorrências ao longo do percurso, tratando-as assim que acontecem”, comenta Eudir.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Altenburg reduz cerca R$30mil por mês da conta frete com TMS Lincros

Você tem ideia de quanto tempo leva e como é todo o caminho percorrido para que um travesseiro...

Transporte de Alimentos: alcance a excelência nas suas rotas

O transporte de alimentos é um tema complexo, principalmente devido aos cuidados que este tipo de...

Carga fracionada ou lotação: qual a melhor opção logística?

A gestão de estoques e flutuação de demandas tem grande influência na decisão por carga fracionada...

Auditoria de Fretes: recursos desperdiçados em sua operação

Os desafios que um embarcador enfrenta no transporte de suas mercadorias são incontáveis. É preciso...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa