Zeus do Brasil amplia eficiência de entrega com solução de automação da Lincros

Empresa, que é a maior distribuidora nacional de equipamentos de prevenção e segurança, implantou a solução de gestão logística e passou a monitorar todo o processo de distribuição e conferência de faturas, antes realizado por amostragem, em 100% dos documentos.

 


 

Referência em soluções para segurança e prevenção, a Zeus do Brasil distribui produtos para empresas de todo o País, e optou por investir em uma solução de automação que garantisse a eficiência sobre seu processo logístico. A companhia implantou a plataforma da Lincros, especializada em soluções de gestão logística, e já destaca os resultados da tecnologia para o negócio.

Atualmente, 90% dos fretes passam pela solução, que não só proporcionou o acompanhamento da evolução dos pedidos, como auxiliou no processo de conferência da cobrança dos fretes. 

Antes da solução, cerca de 60% das faturas apresentadas pelas distribuidoras parceiras da Zeus apresentavam divergências no momento da cobrança – hoje este índice já caiu para 40% - volume que representa pequenas divergências e que a empresa faz questão de realinhar com o transportador para ter 100% de acerto. 

Cerca de 6 mil conhecimentos de frete são recebidos mensalmente na companhia. Antes da automação, a auditoria dos documentos ocorria por amostragem. Atualmente, bastam 10 minutos para o processo, o que permite à equipe focar em decisões estratégicas do negócio. Cada documento com inconsistência é identificado pelo sistema e bloqueado para cobrança, sendo repassado ao setor financeiro somente após ajuste do distribuidor parceiro. 

A solução de Business Intelligence, de acordo com Willian Claudino, Coordenador de Logística da Zeus do Brasil, é um dos grandes diferenciais da ferramenta. Com os indicadores, a equipe pode ajustar processos e melhorar a rotina de distribuição, consequentemente, reduzindo custos nesta etapa.

“Temos agora uma rápida tomada de decisão, e conseguimos melhorar gradativamente os processos, mantendo mais assertividade na distribuição. O sistema da Lincros traz relatórios automatizados, não dependendo de uma pessoa para a elaboração manual desses documentos. Antes era necessário extrair os dados do ERP, passar para uma planilha e, a partir daí, construir os relatórios. Agora tudo isso está na mão da gestão em questão de minutos ”, diz.

Um dos indicadores utilizados na Zeus é o de qualidade da entrega, que atualmente já está em 80%. Ele diz respeito à assertividade no processo, dentro das regras estabelecidas com o parceiro, relacionadas ao acordo de prazo com o cliente. 

“Para a Zeus, o indicador de qualidade é muito importante. Por isso, procuramos sempre por parceiros que possam nos trazer esse nível de qualidade e de flexibilidade, que é exigido pela empresa”, afirma Willian.

“Nossa distribuição é terceirizada e o processo de monitoramento nos possibilitou entender a eficiência de nossos parceiros e valorizar os serviços de maior qualidade, que impactam diretamente na satisfação do cliente, que recebe seus pedidos dentro do prazo acordado. Além disso, a automação trouxe mais controle e governança para o setor logístico”, reforça o executivo.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Como controlar as entregas de forma efetiva?

A entrega de mercadorias ao cliente final é (ou deveria ser) uma peça-chave na estratégia das...

3 cases de aumento de produtividade em logística com a Lincros

Criar uma rotina logística eficiente é o desejo de qualquer empresa. e quando a tecnologia é...

4 dicas infalíveis para evitar erros na roteirização

Como anda o processo de roteirização na sua empresa? Algumas dicas podem tornar o processo muito...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa