Natto Alimentos aumenta em 20% volume anual de entregas com a Lincros

Companhia que é referência no ramo alimentício no Nordeste brasileiro hoje tem cerca de 40% das entregas feitas até o meio-dia para o varejo. Além da agilidade na distribuição de carga perecível, a tecnologia adotada proporciona a análise de dados estratégicos para redução de custos e acompanhamento da frota em tempo real

 


 

A Natto Alimentos, empresa do ramo de alimentos do Nordeste, realiza cerca de 1,8 mil entregas para todo estado de Pernambuco e parte dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Também conta com a logística primaria, com isso, garantindo um controle mais eficiente e otimização dos custos. Para auxiliar neste quesito, a companhia adotou as soluções de roteirização e monitoramento da Lincros.

Com o sistema, a Natto passou a organizar suas rotas com base em dados confiáveis, mapas atualizados e configurações estratégicas, como a inclusão de entregas prioritárias. Assim, as rotas são desenhadas pela combinação dos dados, proporcionando um percurso de maior custo-benefício e melhor aproveitamento de insumos como combustível, estrutura do veículo e melhores vias.

“Com a roteirização e o acompanhamento dos 130 veículos em movimento, conseguimos aumentar em 20% o volume de entregas anuais, sem precisar investir em aumento da infraestrutura. Isso se deu porque melhoramos a roteirização e temos um sistema intuitivo e de fácil operação. A Lincros nos proporcionou essa agilidade na aplicação da tecnologia e uma tomada de decisão assertiva”, diz Frankllyn Vieira, coordenador de logística da companhia.

Atualmente, a Natto tem 80 veículos circulando a partir da sua base em Recife (PE) e 50 a partir de Belo Jardim (PE). Antes do monitoramento com a solução da Lincros, o controle era manual e não havia a possibilidade de apoio à frota em tempo real.

“Hoje conseguimos verificar paradas não programadas, tratar qualquer intercorrência e manter uma comunicação eficiente com quem está em campo. Essa visibilidade é crucial para a melhoria contínua da logística”, reforça.

Com grandes redes em seu portfólio de clientes, a Natto também conta com a automação para garantir um acordo de nível de serviço mais eficiente com seus clientes. “Além de realizarmos a roteirização a partir das janelas de entrega, considerando as datas necessárias a serem cumpridas, passamos a fazer mais entregas em uma mesma saída. Na região de Belo Jardim, por exemplo, antes um veículo precisava ficar fora até sete dias, antes de retornar à base. Hoje são necessários dois dias para o mesmo volume de entregas, graças a um deslocamento mais estratégico. Sentimos que o nosso cliente também está mais satisfeito, visto que reduzimos o nível de criticidade”, avalia o coordenador.

Gilson Chequeto, CEO da Lincros reforça que a automação tem sido um grande diferencial para a competitividade de empresas como a Natto. “Manter essa visibilidade proporciona um trabalho menos operacional e mais estratégico, em que dados relacionados ao resultado de rotas anteriores retroalimentam a operação, tornando a melhoria um processo contínuo e a redução de custos uma consequência”, destaca.

Atualmente a Natto possui uma janela de entregas previstas X realizadas coesa, e visa agora levar a automação para a logística primária. “Estamos em processo de implantação e sabemos que a automação será fundamental porque temos uma complexidade nessa etapa da logística, em que usamos veículos de grande porte e transportamos rações, ovos e animais. Cada um deles tem uma exigência diferente e sabemos que esse monitoramento que a Lincros proporciona vai nos dar muito mais eficiência no processo”, finaliza Frankllyn.

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Cinco passos para gestão eficiente da cadeia de transportes

Estar preparado para o crescimento das demandas empresariais implica em uma série de ações...

Brandili reduz custos e aumenta eficiência no processo de distribuição

Com as soluções de Cotação e Auditoria de Fretes da Lincros, a companhia têxtil reduziu mais de R$...

A importância da logística reversa no e-commerce

Você já parou para pensar que a logística reversa, mais do que uma obrigação, pode ser uma...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa