Carga resfriada: como ter sucesso na operação de transporte

Como a sua empresa controla a distribuição de itens sensíveis? A carga resfriada ainda é um problema para o seu negócio? Veja como a tecnologia pode te ajudar.

Quem trabalha no setor logístico já sabe que um dos grandes desafios na rotina de transporte é manter a qualidade de uma carga resfriada. E apesar de ser uma particularidade comum do setor alimentício, outros produtos também exigem atenção redobrada às temperaturas. É o caso de medicamentos, vacinas e alguns produtos químicos.

Ser bem-sucedido neste processo de transporte exige não só o uso de veículos bem preparados, mas também o monitoramento de todo o processo de distribuição. Assim, a tecnologia é fator fundamental e pode ser decisiva para a manutenção da qualidade dos produtos.

Veja, neste passo a passo, como um bom sistema de gestão logística vai te ajudar na entrega de carga resfriada:

 

Escolha da frota: Um erro crasso na logística de itens sensíveis é a má escolha do parceiro para a distribuição. Neste caso, o veículo precisa preencher alguns requisitos de estrutura e a forma mais assertiva de escolher a transportadora é através de uma cotação online que já indique a necessidade do embarcador.

Ao realizar a cotação de fretes, deixe esses requisitos claros para agilizar o processo de escolha da transportadora. Algumas características do veículo refrigerado e adequadamente preparado para esse tipo de transporte são:

A instalação do sistema de refrigeração deve ser realizada por empresas referências com experiência no mercado. Devem ser tomados alguns cuidados durante o transporte e, para isso, separamos algumas dicas de valor:

  • Ter uma cabine separada do baú e piso vedado;
  • Paletes/Estrados resistentes e impermeáveis, evitando umidade e um consequente desgaste ao produto;
  • Piso vedado e paredes lisas;
  • Higienização regular, especialmente em caso de transporte de alimentos, pois além da conservação de temperatura, é importante manter a proteção contra bactérias;
  • Circulação de ar controlada e bem desenvolvida, garantindo que todo o compartimento tenha a mesma temperatura.

Se a sua empresa lida com frota própria, algumas das dicas acima também são válidas. Outro ponto de atenção é o cuidado com a rentabilidade da frota, como criar um processo de roteirização que garanta o melhor aproveitamento do espaço de carga é também uma solução eficiente.

Um cuidado importante acontece já na separação dos produtos, pois no momento do carregamento os itens devem ser dispostos de maneira bem distribuída. Esse cuidado não só facilita o processo de descarga, como garante que a temperatura ideal será mantida, sem a sobrecarga em nenhum dos itens.

Neste caso, a organização da própria carga pode ser automatizada, ao incluir no sistema os parâmetros mais utilizados para organizar a distribuição. Especialmente no caso de cargas itinerantes ou fracionadas, a roteirização pode te ajudar a realizar o maior número de entregas em um menor trajeto, o que traz alguns benefícios, como:

 

Nova call to action

 

Valorização da janela de entrega: Se o cliente tem restrições quanto a horários de recebimento, estes dados devem ser priorizados. No caso do varejo, por exemplo, é comum que alguns magazines recebam determinados produtos em dias específicos (carne apenas na segunda-feira, laticínios apenas nas terças).

É o que chamamos de janela de entrega. Iniciar a roteirização da carga a partir desses horários pré-determinados é importante para garantir que o produto não passe mais tempo do que o necessário em trânsito. Evita-se assim também devoluções, que são um risco para a proteção da carga, que acaba ficando mais tempo no caminhão do que deveria.

 

 Shelf Life (Validade do Produto):  Ao roteirizar sua carga, garanta que itens com validade restrita sejam entregues prioritariamente. Insumos como o leite em pacote, por exemplo, passam por esse desafio.

 

Você monitora a temperatura dos veículos?

Já imaginou o tamanho do prejuízo em caso de carga sensível não resfriada adequadamente? Além da questão financeira, há ainda a possibilidade de perda de um cliente. Por isso, na gestão logística de carga resfriada é muito importante que o analista acompanhe durante todo o processo a temperatura do veículo.

Isso é possível através de soluções de monitoramento logístico, como o Torre de Controle  e Gestão de Entregas. É através da torre de controle que a central avalia mudanças não especificadas, podendo agir no momento em que elas ocorrem para evitar quaisquer perdas.

O monitoramento através da comunicação em tempo real também possui algumas vantagens de automação, como emissão de alertas em caso de alteração de temperatura. Dessa forma, a carga resfriada é mantida em temperatura ideal ao longo de todo o trajeto, garantindo maior qualidade ao produtos e mais satisfação do cliente.

Outro ponto positivo do monitoramento via torre de controle é a previsibilidade da entrega. No caso do last mile, a empresa pode realizar comunicados ao cliente assim que a carga se aproxima do destino final, agilizando o processo de entrega e a acomodação dos produtos sensíveis quando chegam ao cliente.

Como a sua empresa lida com os desafios que a carga resfriada impõe? Há o acompanhamento da temperatura e o monitoramento dos veículos em tempo real? Para saber mais sobre essas possibilidades e os ganhos ao negócio, agende uma demonstração com nosso time de especialistas.

 

CTA Gestão de entregas

Photo by Kendall Henderson on Unsplash

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Coleta de dados na distribuição: o que você deve registrar?

Utilizar métodos de coleta de dados na distribuição está se tornando cada vez mais necessário em...

Roteirizador de caminhões: os mitos da implementação

O roteirizador de caminhões é uma das tecnologias mais comentadas no mundo da logística nos últimos...

Trânsito e horários: um sistema de roteirização pode ajudar?

O trânsito está cada vez mais complicado e é cada dia mais importante, possuir um sistema de...

4 pontos de atenção para otimizar sua distribuição

Se o seu processo de distribuição está trazendo mais custos do que o esperado, não deixe de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa