Análise preditiva da cadeia de suprimentos

Já falamos aqui no blog sobre a importância de coletar e analisar dados para aprender com os erros. Mas a análise preditiva na cadeia de suprimentos, ou seja, a análise feita com o objetivo de prever resultados não tem sido muito utilizada pelas empresas de logística.

É o que mostra o estudo global Leveraging Supply Chain Data for Competitive Advantage. Que analisou dados da área de Compras e Suprimentos com o objetivo de gerar vantagens competitivas para as empresas. Segundo eles, mais de 40% das empresas pesquisadas avaliam apenas o desempenho de ações passadas e não tentam prever resultados de ações que ainda vão acontecer.

Um dos problemas apontados pela pesquisa foi a falta de capacidade dos sistemas adotados pelas empresas. Menos de 10% sentiram que tinham ferramentas flexíveis o suficiente para analisar riscos na cadeia de suprimentos. Um bom sistema precisa oferecer condições para observar processos com distanciamento, ou seja, ter uma visão global a ponto de identificar onde estão os erros e promover ações para que eles não aconteçam mais.

Uma análise preditiva eficiente prescinde de dados concretos sobre onde a empresa já errou e onde está errando. Prever não significa acertar sempre, mas tentar evitar contribui para que a cadeia de suprimentos seja cada vez mais eficiente. Crie uma rotina de análises preditivas na sua empresa ou o faça sempre que for incluir algum processo novo. Os resultados virão à medida que os erros previstos consigam ser evitados.

Sua empresa trabalha com análise preditiva na cadeia de suprimentos? Conte para nós!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

1 comentários

Recomendamos para você:

Conheça o sistema para roteirização de transporte de cargas

Um dos principais desafios das empresas que trabalham com logística, especialmente no Brasil, é a...

Coleta de dados na distribuição: o que você deve registrar?

Utilizar métodos de coleta de dados na distribuição está se tornando cada vez mais necessário em...

Logística verde: Como empresas de entregas podem incentivar clientes

A logística verde é uma prática cada vez mais comum e bem vista pelos consumidores. Isso porque...

Transporte personalizado: como a tecnologia pode ajudar

Investir em transporte personalizado pode ser um diferencial importante para as empresas de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa