Planejamento logístico: como tornar seu time estratégico?

Dentro da realidade das empresas, é cada vez mais comum que o planejamento estratégico faça parte da rotina dos gestores. Com o propósito de auxiliar na busca pelo cumprimento de metas e no aumento da lucratividade dos negócios, esses projetos mapeiam ações em todas as áreas do negócio. e neste contexto o planejamento logístico também é fundamental, especialmente com o aumento gradativo da distribuição de pedidos, sejam para o varejo ou para o consumidor final.

Um dos fatores que mais impactam na rotina de uma empresa que conta com um bom planejamento logístico é o fato de ela contar com uma equipe focada em ações estratégicas. Com as ferramentas adequadas é possível reduzir o trabalho operacional e agregar compliance à operação.

Veja aqui algumas dicas do que deve ser observado em um bom planejamento logístico.

Planejamento estratégico, tático e operacional

Comumente, o planejamento logístico pode conter três frentes específicas de atuação: a área estratégica, a tática e a operacional. Em cada uma delas, diversas iniciativas podem ser desenhadas, a fim de tornar a operação mais transparente e fluida.

Planejamento estratégico: neste cenário, é a alta administração da empresa a mais envolvida e a tomada de decisão está ligada diretamente com o propósito, missão, visão e valores do negócio. no planejamento logístico estratégico se estabelecem medidas e resultados em longo o prazo, habitualmente para os próximos 5 ou 10 anos, sendo revisados anualmente.

Neste processo o planejamento está diretamente ligado com o restante da empresa e a estratégia do negócio como um todo. Podem ser definidos aqui questões como orçamento, margem de lucro, percentual de eficiência da operação, implantação de processos de digitalização e automação, entre outras.

Planejamento tático: nesta etapa a concentração é departamental. Ou seja, o planejamento logístico é focado exclusivamente na operação dessa área e em pontos de melhoria para esta operação. São discutidos aqui questões que merecem atenção, como o percentual de despesas e a aplicação do orçamento, visando a maximização dos resultados. A discussão ainda se concentra no fator estratégico, na visão em longo prazo e em perguntas como: aonde queremos chegar, como nossa área deve ser vista pela empresa, quais resultados buscamos entregar nos próximos anos.

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

Planejamento operacional: por fim, o planejamento operacional é aquele que se concentra em toda a equipe de operações de determinada área. Aqui, são discutidas as tarefas do dia a dia e como a rotina pode ser melhorada através de melhorias no processo de realização do trabalho. Basicamente, um bom planejamento operacional logístico coloca em prática ações que irão resultar no cumprimento do planejamento tático e, consequentemente, no estratégico.

Agora que você já conhece melhor como se desenha esse trabalho, é hora de avaliar algumas ações que vão fazer a diferença no seu planejamento logístico. Confira:

Mapeando conceitos básicos da logística

Para um bom planejamento, é necessário entender e considerar alguns indicadores. É a partir destes fatores que a equipe e o gestor poderão acompanhar os resultados do setor e definir novas estratégias de atuação. Dados como volume de devoluções, pagamento duplicado de fretes, tempo médio para realização das entregas e custo por pedido devem estar na pauta.

Com os conceitos e indicadores bem definidos, o planejamento logístico pode se concentrar em dados e, a partir daí, impactar positivamente a operação.

Integração de processos

Um dos fatores que torna uma equipe logística mais estratégica e menos operacional é a integração da atuação a outros fatores. Isso pode ser conquistado através do mapeamento das atividades e posterior adoção de uma solução de gestão para a área. A partir daí, é possível acompanhar com mais assertividade os indicadores e criar um histórico confiável de dados, que podem ser integrados a setores adjacentes, como estoque, produção e comercial.

Assim, a logística torna-se um setor com impacto estratégico muito maior, resultando em iniciativas que causam melhoria contínua em toda a empresa: entregas assertivas, custos reduzidos, agilidade na distribuição de pedidos.

Como sua empresa tem atuado quando o assunto é planejamento logístico? A falta de indicadores ainda é um problema para fortalecer este trabalho? Considere otimizar a gestão de KPIs e o seu planejamento com o apoio deste infográfico gratuito que preparamos.

Nova call to action

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Cross Docking: diminua o tempo e gere mais lucro

Manter produtos armazenados demanda custos e espaço físico, portanto, quando isso puder ser...

Gestão de Frete: 5 benefícios para o seu negócio

Para uma empresa se manter firme no mercado é necessário atuar por meio de processos qualificados,...

Transporte personalizado: como a tecnologia pode ajudar

Investir em transporte personalizado pode ser um diferencial importante para as empresas de...

Torre de controle logístico: 7 vantagens de implantar na sua empresa

Você sabe onde está cada um dos caminhões da sua frota e o que está planejado para eles? Com o...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa