Quais os principais benefícios do e-commerce para o seu negócio?

Já imaginou como o e-commerce pode trazer mais resultados financeiros para a sua empresa? Neste post falamos sobre os principais benefícios do comércio eletrônico. Confira!

 

Não é de hoje que o comércio eletrônico vem conquistando espaço entre os consumidores brasileiros. Nos últimos dois anos, impulsionado pela pandemia, o e-commerce revelou ser um formato em franca expansão. Só em 2021 cresceu 27% e faturou R$ 161 bilhões, volume recorde até então.

Para o seu negócio, ter um e-commerce significa criar um canal direto com o consumidor final, além de ampliar as possibilidades de vendas e de faturamento. Quando alinhado com uma logística eficiente, pode se tornar uma forma rentável de ampliação geográfica da presença da marca. Além disso, é um caminho oportuno para fortalecer o reconhecimento dos seus produtos e criar intimidade com o consumidor.

Veja aqui os principais benefícios do e-commerce para o seu negócio!

 

Vendas no formato 24X7

Um dos principais benefícios do comércio eletrônico é que ele possibilita ao consumidor a compra a qualquer dia e hora. Isso significa que há um grande potencial de vendas, especialmente porque o cliente pode consultar o produto desejado no momento em que está com mais tempo livre, e mais propenso a finalizar a compra.

Ter um e-commerce significa, portanto, ter um ponto de vendas disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com nenhum custo a mais em relação ao horário de atendimento ou hora extra.

E com uma boa plataforma, integrada ao seu sistema de gestão comercial e de logística, todo o trâmite do momento da compra até o despacho do pedido acontece automaticamente. Pedidos realizados fora do horário comercial são processados digitalmente e basta, no dia seguinte, a equipe realizar a separação e encaminhar para o envio. 

 

A nova jornada do consumidor

A digitalização do comércio e o crescimento do e-commerce impulsionaram novas características do consumidor. Hoje boa parte dos brasileiros já têm o hábito de comprar online. Para esses clientes, a comodidade é fundamental e eles sempre irão preferir produtos e marcas que proporcionem facilidade para a compra. E isso tem tudo a ver com e-commerce, não é mesmo?

 

Custo operacional interessante

Uma loja virtual elimina uma série de custos, como aluguel, manutenção de equipe e estoque, entre tantas outras questões. Para indústrias é também uma forma barata de se aproximar daquele consumidor que prefere realizar suas compras sem ir até uma loja parceira. E, claro, é uma forma de ampliar o resultado comercial sem elevar os custos operacionais.

O e-commerce é, inclusive, uma opção para substituir as chamadas lojas de fábrica, permitindo a compra direta e estratégias de movimentação de estoque sem onerar a infraestrutura da empresa.

 

Sem inadimplência

No e-commerce, a sua empresa não só alinha a jornada do cliente com inovação, como também mantém lucratividade sem ônus. Quem costuma comprar em loja virtual sabe que, independentemente do formato de pagamento, o pedido só é concluído após a confirmação do mesmo.

Ou seja: diferente do varejo, onde é comum a oferta de crediário ou parcelamento próprio, onde a própria empresa se responsabiliza pelo cliente, dando a ele o crédito para a compra, no e-commerce a efetivação do pedido depende, primeiramente, do pagamento confirmado.

Assim, nas vendas virtuais não há inadimplência - situação comum quando falamos em crediário ou boleto próprio parcelado. Para se ter uma ideia do impacto desse problema, a taxa de inadimplência no varejo atualmente beira os 5% de todas as vendas - já imaginou quanto isso prejudicaria a sua operação?

Olhando por este ângulo, o e-commerce é, portanto, uma opção rentável e viável para quem busca recuperar resultados comerciais abaixo do esperado durante a pandemia, sem ter que lidar com esse problema.

 

Monitoramento e análise rápida dos resultados

Outra vantagem do e-commerce é a possibilidade de monitoramento e análise dos resultados. As lojas virtuais proporcionam a extração de relatórios que destacam desde os produtos mais consumidos até o perfil do consumidor.

Com estes dados em mãos, sua empresa pode otimizar estratégias de mercado, reorganizar estoque, realizar melhorias em produtos e ainda criar campanhas assertivas, que conversem com o seu público-alvo.

Quais outros benefícios sua empresa pode conquistar ou já conquistou com o comércio virtual? Para saber mais sobre boas práticas e novidades neste segmento, acompanhe nossos posts!

 

Banner

br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fornecedor

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Logística integrada: as vantagens para a gestão da sua empresa

Qual o impacto da logística no relacionamento de uma marca com o seu consumidor? Segundo pesquisas,...

Gerenciamento de entregas: Por que grandes empresas utilizam?

Cada vez mais presentes nas empresas, sistemas de gerenciamento de entregas conferem mais segurança...

Como ter mais produtividade com um gerenciador de rotas?

Já imaginou como um gerenciador de rotas pode transformar a realidade da sua rotina e garantir uma...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa