Automação da gestão de entregas: como aplicar ao seu negócio?

Se sua empresa busca padronização, eficiência e agilidade nos processos logísticos, a automação da gestão de entregas é o melhor caminho. Como o próprio nome sugere, a automação passa pelo processo de adoção de um sistema de gestão do serviço de entregas, que permita integrar dados, acompanhar indicadores gerando relatórios, agilizar a tomada de decisão e centralizar informações sobre a rotina de entregas.

Para aplicar no seu negócio, é importante seguir alguns passos, como as dicas sobre automação da gestão de entrega que listamos abaixo. Confira!

Os benefícios da automação da gestão de entregas

Uma boa gestão de entregas traz uma série de benefícios. E não apenas para a empresa. Clientes e equipe, especialmente motoristas que estão em trânsito, também ganham. Além disso, otimizar a gestão logística é automatizar a rotina  e proporcionar à empresa uma visão total das entregas, a mensuração de indicadores, melhoria contínua, reduzir custos e prazos de entrega aumentando a produtividade.

Para o motorista, a automação é sinal de suporte do início ao final da jornada. Um sistema integrado permite à central monitorar em tempo real a frota , atuando para evitar ou reverter paradas não programadas ou devoluções em curso no momento das entregas e coletas. A comunicação eficaz entre ambas as pontas também evita problemas sem resolução imediata ou alongamento da jornada de trabalho em operações logísticas. E para o motorista, garantia de mais qualidade de vida na sua jornada de trabalho e mais segurança ao longo da rotina de entregas.

O cliente também ganha: a gestão de entregas pode aumentar a eficiência da operação, ou seja, fazer entregas mais assertivas em menos tempo, o que impacta no custo final e ajuda na redução de custos. Sabemos que hoje é fundamental e decisivo o valor do frete ser justo para ambos os lados, além disso, um sistema para este fim te ajuda a promover a visibilidade do status das entregas para o cliente final!

 

Incluindo automação na rua rotina

Para que a automação ocorra de forma eficiente, a primeira iniciativa precisa ser a contratação de um software desenvolvido exclusivamente para a gestão logística. O ideal é que ele proporcione a integração de todas as pontas da cadeia logística de transportes, facilitando a visualização, da contratação do frete até a finalização da entrega.

Esse tipo de sistema é chamado de TMS (Transportation Management System) - tem foco em processos de entrega e outros processos logísticos, também é importante que ele seja integrado ao seu ERP, proporcionando a troca e integração de informações com outros setores. A partir daí, é preciso agir com a sua equipe para a aplicação de melhoria contínua. Crie e monitore indicadores de performance na logística, os chamados KPIs. Um exemplo de indicador é o percentual de devoluções.

Quando não é possível antever e permitir que uma devolução ocorra, com a automação do processo logístico será possível verificar quais entregas foram devolvidas, por qual motivo e ainda evitar em próximas vendas para este cliente. Com o histórico de todo o processo, será possível mensurar quanto destas devoluções foram reduzidas ao longo de determinados períodos.

Outro ponto importante da automação é o monitoramento da frota. Para que sua rotina de entregas seja automatizada, invista em uma solução que permita não só a criação das melhores rotas de entrega, mas monitore os veículos no trajeto. Seu software também deve emitir alertas de emergência para que o time de logística possa atuar em qualquer anomalia no momento em que ela ocorra.

Com estes pontos iniciais, sua logística iniciará o processo de automação. E ao longo do uso do sistema, novas melhorias serão aplicadas, como o melhor aproveitamento do veículo, a redução de rotas perigosas ou mesmo a ocorrência de horas extras dos motoristas que podem ser evitadas.

Calcule o seu ROI (Retorno de Investimento) preenchendo o formulário abaixo:

Exemplo de automação na gestão de entregas

Quer saber, na prática, como a gestão de entregas funciona através da automação? Separamos aqui o case da Altenburg, indústria de itens de cama e banho que reduziu mais de R$ 30 mil/mês os custos com conta frete. E ainda diminuiu o tempo de auditoria dos fretes em 50%. Confira:

 

Photo by Mael BALLAND on Unsplash

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Visibilidade da distribuição: essencial para o gestor de entregas

Gerenciar entregas com monitoramento em tempo real já é uma possibilidade. Essa visibilidade da...

4 pontos de atenção para ter um bom controle de entrega

Fazer um bom controle de entrega significa enviar produtos aos consumidores de forma qualificada,...

Como evitar problemas logísticos na distribuição

A logística envolve uma série de cuidados e ações que visam o melhor desempenho na cadeia de...

Reclamar da infraestrutura de transportes ou ser proativo e reduzir custos?

Uma das melhores formas para enfrentar a crise pode ser o investimento em infraestrutura logística....
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa