3 dicas para melhorar a acuracidade na entrega de pedidos

Para conquistar o pedido perfeito, a acuracidade na entrega de pedidos também deve ser alta, já que uma grande parte dos erros e da lentidão na entrega. Tudo isso, está relacionado a divergências de inventário e os problemas decorrentes deste. Ter a acuracidade no inventário elevada é um passo importante para conseguir acuracidade também na separação e expedição. Quando o controle de estoque é impreciso, ele pode resultar em custos mais elevados, baixa acuracidade no atendimento de pedidos de separação, demora na entrega e diminuição da satisfação do cliente.

É fundamental que sua empresa crie um indicador que permita ao gestor medir a proporção de pedidos entregues corretamente em relação ao número total de entregas. Nesse post, separamos três dicas que podem ajudar a sua empresa a melhorar as entregas em 2015. Lembramos que para otimizar as entregas, existem tantas outras maneiras - aqui, focaremos em três pontos importantíssimos. São elas:

1. Documentação eletrônica das entregas

Algumas empresas ainda usam papel para fazer o controle de estoque e das entregas. É claro que essa maneira de registrar os pedidos e movimentações no armazém é melhor do que não documentá-las, mas um sistema digital diminui a possibilidade de erros de informação e retrabalho. Quando falamos em documentar, estamos nos referindo a todo o processo. Desde a nota do pedido até a ordem de carregamento do veículo e de entregas.

2. Integração dos sistemas

É fundamental que todos os sistemas do atacadista distribuidor estejam funcionando plenamente e em conjunto. Seja o CRM, o WMS ou um sistema de gestão de entregas: todos precisam estar integrados para que se evite retrabalho e falhas de informação. Quando os sistemas são independentes, o operador precisa digitar as informações mais de uma vez e em plataformas diferentes. O que pode acarretar no aumento dos riscos de erro humano.

3. Treinamento e capacitação da equipe

A capacitação e treinamento constantes dos colaboradores é fundamental para garantir a qualidade dos trabalhos e consequentemente a acuracidade na entrega de pedidos. O treinamento deve ser focado tanto em novos colaboradores como nos atuais. A reciclagem dos atuais colaboradores pode ser por meio de palestras relacionadas à logística das entregas, por exemplo.

Em suma, para ter acuracidade na entrega é necessário ter acuracidade na separação, no carregamento e especialmente no inventário. Outros tipos de problemas podem ocorrer, como erros de operadores e sistemas, ou problemas na distribuição. Mas precisão no inventário é o primeiro grande passo para atingir precisão na entrega. Um atacadista distribuidor com uma elevada taxa de “Ordem Perfeita” mostra eficiência operacional e deve, consequentemente, ter altos índices de satisfação dos seus clientes.

Esperamos que essas três dicas ajudem sua empresa a otimizar todo o processo de entrega! E assim, chegar o mais próximo possível do pedido perfeito.

 

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Proof of Delivery: a influência nos sistemas de distribuição

Proof of Delivery é a formalização de que o pedido foi entregue, ou prova de entrega. Documentos...

O que é pedido perfeito?

O pedido perfeito é aquele entregue no lugar certo, no dia certo, à pessoa certa, na embalagem...

Vantagens de usar um TMS completo para o controle de entregas

Um controle de entregas eficaz está totalmente relacionado ao fato de fazer o acompanhamento do...

Hope registra ganhos com logística automatizada

Companhia que é referência brasileira em moda íntima adotou solução de gestão de fretes da Lincros...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa