5 processos que não podem ser esquecidos no e-commerce

Sabemos que ter um e-commerce é a base para qualquer negócio! Entretanto, engana-se quem pensa que ter um não requer atenção. Principalmente quando o assunto é saber lidar com inúmeros desafios. Tendo conhecimento que essa é uma das maiores forças do mercado atual, saber se destacar em meio a concorrência é algo primordial. 

Com a pandemia, as vendas realizadas pela internet tiveram um crescimento de 27%, atingindo o número de R$ 161 bilhões em 2021. Dados que apenas comprovam que o setor continuará crescendo cada vez mais na pós-pandemia.

Muitas vezes com a preocupação de focar na venda do seu produto ou serviço, é possível que passem despercebidos alguns pontos que fazem toda a diferença. Por isso, hoje separamos 5 processos que não podem ser esquecidos no seu e-commerce para que você tenha o diferencial entre os seus concorrentes. Confira!



1. Deixe claro o prazo de entrega

Não há nada pior do que fazer uma compra e não receber a encomenda no prazo estipulado. Criar uma boa experiência com o seu cliente é o que vai garantir que ele seja fidelizado. Por isso, no momento da finalização, estipule as metas e cumpra os prazos! Em casos de imprevistos, você pode utilizar ferramentas de logística para minimizar o dano.

Ter clareza em relação ao prazo de entregas é fundamental em qualquer tipo de e-commerce. Isso porque, para muitos consumidores, este é um fator crucial para efetivar a compra. Se você demora muito a entregar, pode inclusive perder clientes.

Para um prazo de entrega curto e eficiente, aposte em boas parcerias logísticas. Tenha em sua rede de fornecedores as melhores e mais experientes distribuidoras e mantenha sempre um bom monitoramento sobre as entregas.

Manter o contato com o cliente durante o processo de entrega também é importante e uma prática ainda pouco explorada pelo e-commerce brasileiro. Especialmente no last mile, quando ocorre a última etapa de entrega, é importante deixar claro ao cliente quando o produto chegará, evitando devoluções.

Usar as redes sociais - especialmente os apps de mensagens instantâneas - para essa comunicação é uma estratégia assertiva quando falamos de entregas. Afinal, a comunicação com o cliente em todas as etapas, especialmente após a compra, tem grande impacto na fidelização do consumidor.

Ainda em relação ao prazo de entrega e a organização da distribuição, uma dica é ter SLAs bem definidos com as distribuidoras. Estes acordos de nível de serviço ajudam a validar estratégias, cobrar prazos e definir o papel de cada empresa envolvida no processo de entrega do seu e-commerce. Você com certeza sabe o que é um SLA de peso para a logística, mas pode conferir aqui mais sobre este assunto. 

 

2. Tenha integração com o estoque

Com certeza é um processo que merece muita atenção. Isso porque a falta correta dessa integração pode acabar gerando uma série de problemas para a sua empresa, como por exemplo, a venda de um produto que já foi destinado para um pedido em outro canal diferente. 

Manter o seu estoque integrado à sua plataforma de e-commerce é um recurso crucial para a boa organização do trabalho. Além disso, essa integração proporciona uma análise mais minuciosa dos resultados comerciais. Um exemplo de possibilidade a partir dessa integração é a realização de análises da curva ABC, verificando qual o ticket médio de compra do seu consumidor, quais produtos registram maior venda pela internet e o que é essencial manter no estoque - aqueles produtos “carro-chefe” da empresa, que nunca podem faltar. 

 

3. Invista em um cálculo simplificado de frete

Um estudo realizado pela Baymard revelou que 60% dos clientes acabam desistindo da compra por causa do custo do frete. Principalmente se o concorrente possuir uma taxa menor. Outras empresas, especialmente aquelas com um e-commerce já estabelecido, podem ser concorrentes de peso para a performance da sua loja virtual. 

O e-commerce brasileiro tem registrado altos volumes de vendas, e o frete é um grande aliado para que o consumidor efetue a compra na sua plataforma. Por isso, independentemente do meio de pagamento que seu cliente usar na hora da compra, busque sempre oferecer as melhores condições de frete. 

Dessa forma, para que o custo do frete não impacte no seu faturamento no final do mês, invista em opções diferenciadas para que o cliente tenha uma boa experiência de compra.

 

4. A proteção dos Termos e Condições de compra

Ao acessar um site, pode até ser que você acabe ignorando a página de termos e condições. Entretanto, esse é um documento de extrema importância. Principalmente por ser o responsável em reunir as regras para o uso dos serviços e produtos da empresa. 

Na prática, ele funciona como uma proteção jurídica para a empresa (mas é claro que não substitui o setor jurídico dela). Os termos e condições também devem constar em ações de e-mail marketing, por exemplo, e precisam ser claros e objetivos. 

Uma página com as principais perguntas e respostas sobre condições de compra, entrega e troca do seu e-commerce também pode ser disponibilizada. 

 

5. Não esqueça do pós-vendas

De nada adianta investir em um bom prazo de entrega e em um valor aceitável para o frete, e ao final de todo o processo, esquecer do pós-vendas. Esse é um setor de extrema importância para qualquer cliente, já que é ele que tem o poder de fidelizar levando-o a futuras compras na sua plataforma. Mais do que adquirir um produto, as pessoas buscam as melhores experiências. Esse é o momento de mostrar a importância que ele tem para a sua empresa!

 

Agora que você já sabe os cinco processos que não podem ser esquecidos no e-commerce, a sua empresa já pratica algum desses processos? Para saber mais sobre os processos que comentamos neste post e as possibilidades de melhorar o seu e-commerce, entre em contato com os especialistas da Lincros e entenda como eles têm um papel fundamental no seu negócio!

br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/gestores

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

5 dificuldades nas entregas que podem ser evitadas

A logística de distribuição é extremamente importante para driblar dificuldades nas entregas e...

Gestão de Frete: 5 benefícios para o seu negócio

Para uma empresa se manter firme no mercado é necessário atuar por meio de processos qualificados,...

Planejamento logístico: como tornar seu time estratégico?

Dentro da realidade das empresas, é cada vez mais comum que o planejamento estratégico faça parte...

Quais os principais benefícios do e-commerce para o seu negócio?

Já imaginou como o e-commerce pode trazer mais resultados financeiros para a sua empresa? Neste...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa