5 dicas para organizar as rotas da sua transportadora

Você tem dificuldades para organizar e otimizar as rotas da sua transportadora de modo a melhorar os recursos? Então não deixe de conferir as dicas que separamos para você!

Se tem algo que desafia o sucesso das transportadoras é a gestão de entregas eficiente. Muitas vezes, a falta de visibilidade sobre as entregas resulta em custos extras no dia a dia e, consequentemente, falta de lucratividade, que compromete o negócio. Evitar essa situação começa com um ponto crucial da rotina: organizar as rotas da sua transportadora.

Se você ainda não tem um método bem definido nem atua com melhoria contínua neste processo, é hora de rever o trabalho. Quer saber como?

Veja neste post as 5 dicas essenciais que separamos para a sua transportadora organizar as rotas de forma eficiente:

 

Um bom planejamento é crucial

O primeiro passo para organizar as rotas da sua transportadora é a realização de um planejamento, que é uma tarefa muito importante no seu processo . Definir métricas, boas práticas, indicadores de desempenho e referências a serem seguidas. Essa clareza tornará o processo de organização muito mais eficiente e prático.

Além disso, é também através do planejamento que a transportadora poderá mapear processos que precisam ser melhorados e o que tem dado bom resultado na rotina de distribuição. A partir de então, pode-se realizar a roteirização das entregas com mais estratégia, levando em consideração os fatores que podem trazer mais agilidade e lucratividade ao negócio.

 

Agrupe paradas próximas

Um ponto muito importante na hora de organizar as rotas é agrupar em um mesmo veículo as paradas próximas. Esse mapeamento geográfico permite que a transportadora finalize entregas com mais agilidade e otimize gastos com combustível, por exemplo. Agrupar as entregas também facilita o controle da jornada do motorista, evitando que ele tenha que fazer horas extras por conta de deslocamento muito extenso.

Chame no Whatsapp!

 

Comece pelas paradas mais distantes

Pode parecer algo controverso, mas organizar a frota de maneira que os pedidos mais distantes sejam entregues primeiro é uma estratégia muito eficiente. Neste modelo, comumente o veículo se desloca por uma rota em forma de gota, ou seja: ao longo das entregas está mais próximo da transportadora, o que facilita o tratamento de situações imprevistas, como apoio ao motorista no caso de problemas no caminhão e contato mais próximo com a central.

Começar a entrega pela parada mais distante tende a otimizar o deslocamento também. Afinal, neste modelo o motorista não precisará se deslocar para um ponto e depois retornar de onde já estava para seguir com as entregas.

 

Não esqueça do gerenciamento de riscos

Acidentes e roubos de carga, infelizmente, são situações comuns na rotina das transportadoras. Porém são poucas as empresas que, ao organizar sua frota, atuam de forma proativa no gerenciamento de riscos.

Aliado a um sistema de roteirização, por exemplo, a gestão de riscos pode evitar percursos mais críticos no momento de distribuir as entregas, optando por rotas mais seguras. Boas práticas para o transporte de cargas sensíveis também engloba o processo de gerenciamento de risco e evitam custos extras.

Teste Roteirizador Lincros

A tecnologia é sua grande aliada

Em pleno século XXI é impossível pensar na organização da frota em um modelo totalmente manual. Para transformar o trabalho operacional e estratégico é fundamental que a transportadora utilize um bom sistema de gestão logística que facilite não só o gerenciamento da rota ou te entregue as melhores rotas, mas como também a comunicação entre motoristas e central. A roteirização automatizada garante, por exemplo, a criação de rotas a partir de janelas de entrega, tipo de veículo, região de entrega e diversos outros fatores. E apps que permitem o monitoramento em tempo real facilitam a visualização de todo o processo de entregas e até mesmo o tratamento de imprevistos no momento em que eles ocorrem.

Para você, o que não pode faltar na hora de organizar a frota? Conte pra gente nos comentários.

TESTE AGORA!

 

Photo by Joseph Paul on Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

1 comentários

Recomendamos para você:

Como reduzir custos com uma roteirização automatizada

Reduzir custos logísticos é sempre uma das principais prioridades da empresa e o desafio de...

Diferenças da distribuição para empresas B2B

A maioria das empresas de distribuição está preocupada em ofertar serviços para empresas que vendem...

Tudo que você precisa saber sobre gestão do Supply Chain

A gestão do Supply Chain é extremamente importante. Supply Chain Managment (SCM), ou cadeia de...

Calculando rotas de entregas: 5 parâmetros de roteirização para testar

Como está sua rotina de roteirização? Quais indicadores são monitorados e como está o histórico de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa