5 dicas de como contratar fretes pelo melhor custo-benefício

Sabe aquele desafio de contratar fretes e conseguir o melhor custo-benefício? Algumas ações durante o processo podem facilitar a sua rotina e garantir negócios assertivos. Confira essas cinco dicas de ouro!

Todo profissional de logística já se deparou com essa dor de cabeça: no fim das contas, o frete contratado para determinada demanda saiu tão caro e deu tanto problema que só trouxe desgaste para o time. E aí sempre fica aquela pergunta – afinal, como contratar fretes pelo melhor custo-benefício, garantindo um serviço de qualidade?

Neste processo, alguns cuidados diferenciais são fundamentais para o sucesso na contratação de fretes. Não basta apenas ter conhecimento de mercado ou da rotina da empresa, mas também entender como funciona a rotina das transportadoras.

Abaixo listamos cinco dicas essenciais para você contratar fretes de forma assertiva e segura. Confira!

 

1 – Avalie a capacidade técnica e a reputação da transportadora

Quando falamos em custo-benefício, o valor do frete nem sempre é o fator primordial para o fechamento de um negócio. No caso do frete, outros indicadores precisam ser validados, como a reputação das transportadoras e o nível de eficiência das entregas de mercadorias. Especialmente quando se trata de cargas valiosas, é importante optar por fornecedores bem avaliados pelo mercado, já reconhecidos e com bom histórico.

Para isso, é necessário usar o cálculo do frete como seu aliado, é claro que você também pode apostar em benchmarking com outras empresas que já contrataram a transportadora cotada e verifique a opinião sobre o serviço. Consulte também seu histórico de contratações para eliminar, de cara, empresas que apresentaram muitos problemas em fretes anteriores. Por isso é fundamental investir em tecnologia, um bom sistema de gestão logística irá trazer estes indicadores em registros consolidados, facilitando a avaliação da transportadora como um todo, inclusive cotando fretes online de forma ágil levando em consideração o prazo de entrega.

Nova call to action

2 – Estabeleça alguns parâmetros para a cotação de fretes

Além de escolher, por exemplo, que tipo de transportadora pode participar da cotação (apenas as com veículos especiais e com as documentações necessárias, as que atuam em determinada região, etc), verifique as variáveis de custos. Como já destacamos, muitas vezes o barato sai caro porque fatores além do preço do frete não foram verificados antes da definição de qual transportadora contratar. Entre eles estão, por exemplo, custo de armazenagem, seguro da carga, taxa de dificuldade da entrega.

Se a sua empresa já utiliza um software para contratação de fretes para o transportes de carga, como o desenvolvido pela Lincros, estes fatores podem ser apontados já na cotação, facilitando a triagem das transportadoras.

CONHEÇA AGORA!

3 – Ao contratar fretes, verifique as tabelas vigentes

Confira se os preços praticados pelas transportadoras respeitam as tabelas de frete vigentes. Desconfie de fornecedores com valores muito abaixo dos praticados pelo mercado e também filtre já na cotação as empresas que extrapolam os acordos das tabelas. Esses preços, inclusive, precisam ser consultados sempre e servem como um norteador na hora de contratar fretes e garantir um bom custo-benefício.

Também é importante centralizar todas as cotações para facilitar a comparação com as tabelas vigentes e cruzar as informações das propostas. Esse fator é muito mais assertivo quando você segue a dica abaixo!

 

Saiba mais sobre:

4 – Aposte em automação no processo

Sabemos que contratar fretes é algo que exige tempo e dedicação da equipe de logística. E nem sempre é possível mensurar e melhorar a qualidade do processo porque a empresa não conta com ferramentas para isso. Por isso a automação é essencial para a melhoria do processo de distribuição e só pode ser feita com facilidade com um sistema especializado.

Com o uso de soluções específicas para a gestão de fretes a empresa não só realiza a cotação, comparação e contratação do fornecedor, como pode medir o nível de eficiência das entregas além de controlar o processo de entregas para todo o Brasil, tendo dados consolidados para a tomada de decisão. Além disso, ter o histórico dos fornecedores e indicadores sobre o serviço realizado, ajuda a empresa a elevar a qualidade nas próximas contratações, eliminando fornecedores com pontos muito negativos e aumentando a competitividade das cotações.

 

5 – Elimine a auditoria por amostragem

Como você viu, um dos fatores que implica no fato de se contratar fretes com eficiência é o histórico do fornecedor. Uma forma muito eficiente de mensurar o serviço é a auditoria completa do processo. Quando o volume de contratação é alto e a empresa não possui um processo automatizado, a auditoria é feita apenas por amostragem.

Quem atua dessa forma sabe que nem sempre os dados são assertivos, visto que não são todas as faturas e notas fiscais que passam por verificação. Realizar uma auditoria automatizada vai garantir à empresa a identificação de qualquer falha na cobrança e, automaticamente, reduzir ou aumentar o score do fornecedor para novas contratações. Uma forma eficiente também de reduzir custos, evitando pagamentos duplicados ou com dados errados.

Na sua empresa, quais outros fatores são aplicados na hora de contratar fretes? O nível de maturidade do processo traz ganhos ou apenas desafios?

CONHEÇA AGORA!

Photo by Jacob Peters-Lehm on  Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

4 pontos de atenção para ter um bom controle de entrega

Fazer um bom controle de entrega significa enviar produtos aos consumidores de forma qualificada,...

Principais consequências da falha de cadastro em um TMS

Usar recursos tecnológicos para otimizar a gestão das operações logísticas é uma das medidas mais...

A automação como aliada na redução de ruídos nas entregas

Investir na automação dos processos logísticos pode diminuir problemas de gestão em uma empresa...

Controle de ocorrências: melhore a relação com fornecedores e clientes

Um dos objetivos de todo embarcador é manter um bom relacionamento com os principais atores da sua...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa