4 dicas infalíveis para evitar erros na roteirização

Como anda o processo de roteirização na sua empresa? Algumas dicas podem tornar o processo muito mais eficiente e preciso, garantindo o melhor aproveitamento de recursos. Veja aqui como melhorar sua rotina logística de sequenciamento das entregas

Fundamental para um processo logístico de qualidade, a roteirização é um fator cada vez mais importante para as empresas. Afinal, é através da definição assertiva das rotas que os negócios garantem o cumprimento dos prazos de entrega e o melhor aproveitamento de recursos. É também dessa forma que é possível controlar e acompanhar a rota durante a execução do serviço.

No dia a dia da gestão logística há também algumas ações que tornam a roteirização mais eficiente. Estas iniciativas evitam erros que podem prejudicar as entregas ou o controle da operação. Neste post separamos algumas dicas infalíveis para você tornar a roteirização mais eficiente e evitar erros no processo. Acompanhe!

 

Aposte na roteirização inteligente

Chamamos de roteirização inteligente o processo em que há o uso de um sistema de gestão de rotas. Nesta rotina, o operador inclui dados e informações sobre as entregas e recebe coordenadas mais precisas sobre a melhor rota.

Usar a roteirização inteligente é o primeiro passo para reduzir erros no processo.  Isso porque a análise de dados através da automação permite que o processo de criação de rotas seja baseado em diversos parâmetros. Nem sempre a rota mais curta é a melhor – se nela há mais pedágios, estradas mal cuidadas e trânsito lento, o consumo de combustível, pneu e tempo de parada vai acabar com qualquer vantagem.

Esse, aliás, é um erro ainda comum na roteirização – quando é feita sem uma análise aprofundada as empresas costumam direcionar sua frota apenas pelas rotas aparentemente mais curtas.

Quer testar como isso na prática, gratuitamente?

TESTE AGORA!

 

Reduza o trabalho operacional

Sem informações precisas e apontamentos automatizados, o cenário da logística beira o caos. Nestes casos, há muito trabalho operacional para o levantamento das informações e nenhum histórico sobre consumo da frota durante as entregas, por exemplo. Além de comprometer a qualidade estratégica da equipe, o excesso de trabalho operacional aumenta consideravelmente o risco de erros.

Cálculos imprecisos geram atrasos nas entregas e falta de praticidade na organização da rotina de entregas. Para driblar este problema o ideal é contar com a realização do cálculo automático através de um sistema de roteirização.

 

Sequenciamento automático de cargas

Esta é também uma dica infalível para a roteirização eficiente. Na medida em que os pedidos vão chegando, é importante que sejam sequenciados de maneira estratégica. Lembrando que os fatores que são estabelecidos para o sequenciamento vão muito além da data do pedido e podem ser criados pela empresa. Por exemplo: se na sua empresa há janelas de entrega ou restrições de horários, esse deve ser o primeiro parâmetro de sequenciamento. Assim, haverá o melhor aproveitamento do veículo especial para este trabalho. Se o sequenciamento leva em consideração a zona de tráfego, evita-se deslocamento duplicado para entregas no mesmo perímetro.

 

 

Promova a consolidação das cargas

Antes de colocar a frota em percurso, certifique-se de que a carga, além de bem organizada, foi otimizada. Quando se usa todo o espaço disponível no caminhão – o que chamamos de consolidação de carga – há a redução de combustível, por exemplo. Além disso, quando a roteirização é automatizada, através do uso de um sistema desenvolvido para este fim, esse fator é combinado com outros dados estratégicos do processo de distribuição: localização, tipo de produto, necessidade do cliente. Assim, todos os recursos tendem a ser utilizados assertivamente.

Em resumo, sempre que você utiliza a tecnologia aliada com informações estratégicas no processo de distribuição, irá otimizar a roteirização. Afinal, rotas bem direcionadas precisam ser construídas com base em dados confiáveis. Como anda a rotina da sua empresa? Com base no que apresentamos aqui, como ela pode melhorar?

Chame no Whatsapp!

Photo by Deva Darshan on Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Você faz o controle de prazos de entregas de forma preventiva ou reativa?

A entrega de mercadorias ao cliente final é (ou deveria ser) uma peça-chave na estratégia das...

Serviço de Entrega: Como melhorar e reduzir gastos

A eficiência de uma empresa embarcadora no serviço de entrega ao mercado depende de vários fatores....

Por que certificar a entrega para o cliente

Quem trabalha com entregas sabe que nem sempre é possível honrar o prazo acordado com o cliente....

Roteirização com base em parâmetros: o que levar em conta na hora de organizar as entregas?

Organizar a rotina de entregas é o primeiro passo para a redução de custos e otimização dos...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa