3 cases de aumento de produtividade em logística com a Lincros

Criar uma rotina logística eficiente é o desejo de qualquer empresa. e quando a tecnologia é aplicada através de uma solução completa, os resultados são perceptíveis. Um dos ganhos mais importantes com a automação é a produtividade em logística, cada vez mais importante para as empresas.

Se você ainda tem dúvidas sobre como aumentar a produtividade da sua área logística, confira neste post os três cases que separamos para você. Confira, na prática, como otimizar processos e conquistar produtividade em logística com o apoio da Lincros.

 

Altenburg: ganho de tempo na escolha das transportadoras

 

Uma das marcas mais reconhecidas de cama e banho do país, a Altenburg não contava com uma logística integrada. E essa situação era bastante desafiadora para a companhia, que não usufruía de bons números quando o assunto era produtividade em logística.

Para continuar crescendo e se destacando no mercado, a Altenburg implantou em sua operação foi a gestão de fretes da Lincros. Como você já viu aqui, a gestão de fretes assertiva é fundamental para a eficiência logística.

E os ganhos de produtividade em logística foram evidentes para a companhia. Após a implantação da solução, a Altenburg reduziu em 50% o tempo dos processos de auditora dos fretes. Antes da automação, um analista poderia levar um dia todo para conferir cada fatura. Agora, essa conferência é automática e o analista só atua em situações em que há divergências apontadas pelo sistema.

Além do tempo, a eficiência operacional resultou em custos reduzidos: cerca de R$ 30 mil ao mês de economia, graças à redução de inconsistências. Confira abaixo o depoimento da empresa:

“Antes de escolhermos a Lincros, demorávamos muito tempo para escolher uma transportadora, despachar o material, adicionar nota fiscal, fazer conferência do faturamento e ainda conseguir dar um retorno para o cliente sobre o acompanhamento da mercadoria. Com as soluções, todas essas informações estão integradas e acessíveis, enquanto o time se empenha em atividades mais estratégicas. Só para ter ideia, já no 1º dia útil do mês sabemos o resultado do mês anterior - sem precisar esperar pelos lançamentos contábeis. Isso agiliza muito a tomada de decisão para o mês que se inicia”. Willian Claudino, Analista de Logística de Distribuição da Altenburg

 

Grupo HOPE: ganhos após cinco anos de digitalização

 

Muitas empresas têm a visão equivocada de que o ganho com a automação na logística ocorre apenas no momento da implantação do sistema e logo após. Na realidade, um bom sistema de logística vai trazer à empresa ganhos contínuos, através da análise de processos com base em dados confiáveis.

É o caso do grupo HOPE, principal marca de lingeries do país, que mesmo após cinco anos de implantação das soluções da Lincros segue conquistando bons resultados. Na companhia, a produtividade em logística iniciou no processo de conferência de fretes. Antes realizada apenas por amostragem, a conferência levava 10 dias. Agora, com a automação, em 100% das notas passam por auditoria, que leva alguns minutos.

E a economia de tempo foi apenas um dos ganhos. A produtividade em logística reflete também na redução de custos, como mostra o depoimento da HOPE.

“Atualmente, após cinco anos da implantação, temos uma economia mensal de 1,82% na conta frete por conta do processo de auditoria. Hoje o processo de auditoria de fretes é assertivo e totalmente automatizado. Em poucos minutos temos identificadas eventuais inconsistências em uma análise de todos os CTEs”. Luciane Silva, gerente de logística da Hope.

 

Oxford: produtividade em logística para atender o aumento da demanda

 

Referência em itens para a casa, especialmente porcelanas e peças de jantar, a Oxford viu sua demanda aumentar durante a pandemia. Segundo a empresa, as vendas online foram de 200 pedidos ao mês em 2019 para 200 pedidos ao dia em 2020. O aumento do consumo, impulsionado pela permanência dos brasileiros em casa, refletiu em vendas sazonais, que tiveram sua distribuição gerenciadas pela equipe de logística.

Na Oxford, ter um bom sistema de gestão foi fundamental para a produtividade em logística neste período de aumento exponencial. Com solução da Lincros, a gestão do frete foi automatizada, reduzindo o trabalho operacional da equipe. Confira:

"A plataforma da Lincros permite o cadastro de cada transportadora contratada pela Oxford, com suas tabelas de fretes e particularidades específicas. Isso agiliza bastante no processo de conferência dos fretes. É possível verificar de imediato se há alguma divergência no valor que a transportadora está nos cobrando. Houve redução de processos manuais, temos mais transparência´ nos valores dos fretes, possibilidade de pesquisas e relatórios com agilidade. As consultas e comparativos em tabelas de fretes agora ficam todas arquivadas". Lucelia Saifert, assistente de transporte da Oxford.

Quer saber como a Lincros pode trazer esses ganhos para a sua operação logística? Entre em contato com os nossos especialistas e agende uma demonstração!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

A TranspoBrasil agora é LINCROS!

Agora a TranspoBrasil é LINCROS.

Grupo Copobras digitaliza processo logístico com apoio da Lincros

Parceria garantiu otimização de tempo e maior eficiência no processo de distribuição dos produtos...

Oxford gere R$20 milhões em conta frete por ano com solução da Lincros

O sistema Management, integrado ao ERP da companhia, auxilia no processo logístico que abastece...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa