Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

10 benefícios da roteirização que você precisa saber

Já abordamos aqui no blog a importância da roteirização automatizada e hoje trazemos os benefícios da roteirização. Mas você como profissional de logística conhece os verdadeiros benefícios de planejar as rotas de forma inteligente com auxílio de uma ferramenta especialista?

Pode parecer estranho, mas muitos gestores ainda não têm noção da importância de realizar a roteirização de forma estratégica e dinâmica utilizando plataformas especializadas.

Se quiser entender os reais benefícios da roteirização e a transformação que ela traz para sua empresa, continue lendo os tópicos abaixo:

 1- Pleno atendimento da janela de entregas

Utilizando um roteirizador é possível montar a rota respeitando a janela de recebimentos dos clientes, e ainda, realizar um agendamento para a entrega em um horário específico. Também é possível priorizar clientes ou pedidos que necessitam de uma atenção especial nas entregas. 

Ao otimizar a rota de acordo com as janelas de atendimentos pré-estabelecidas, seu motorista acaba por levar menos tempo para realizar a entrega e sua empresa tem um melhor aproveitamento dos recursos (jornada do motorista, combustível, frota, etc).

2- Previsibilidade do processo logístico

Planejamento é prevenção. Ao realizar o processo de roteirização, é possível prever acontecimentos da rota antes mesmo que a carga tenha sido posta dentro do caminhão. E, assim, utilizar essas informações no planejamento. 

Desta forma, o gestor pode decidir as melhores rotas baseadas, também, no tipo de mercadoria que está sendo transportada. No caso de cargas valiosas, por exemplo, este controle de segurança das rotas é imprescindível, pois, pode ser feito um trajeto mais seguro e certificando-se dos horários que oferecem menos risco.

Mas para que isso aconteça, é preciso analisar de que maneira este processo de roteirização está sendo realizado pela empresa, pois, já sabemos que processos manuais são menos eficientes e mais suscetíveis a erros, sendo indispensável o uso de plataformas que automatizam o processo. 

 3- Otimização de tempo e recursos como benefícios da roteirização

Um dos principais desafios que a logística enfrenta hoje, é realizar os processos em menos tempo a fim de reduzir custos e otimizar o nível de serviço. Por esse motivo, as empresas estão cada vez mais investindo neste tipo de ferramenta. Ela garante não só aumentar a produtividade como desfrutar de uma logística rápida, eficiente e barata.

Além disso, consequentemente contribui para a sustentabilidade e auxilia na redução de CO2 e na diminuição de congestionamentos, com menos veículos na via, provando que a roteirização se preocupa também com a saúde das pessoas e do meio ambiente.

É a roteirização que auxilia na organização e previsibilidade de todo o processo de distribuição. Com rotas planejadas automaticamente, a figura do roteirizador pode dedicar tempo para outras atividades estratégicas, como estudo da malha viária e dos dados coletados em rota. Além disso, se passa menos tempo ocioso em rota, já que todas as entregas foram planejadas dentro da jornada de trabalho da equipe.

4- Produtividade  e rapidez nas entregas

Para os embarcadores que possuem cargas itinerantes, ou seja, carga lotação com vários pontos de entrega, a roteirização ajuda a ter uma mais assertividade no sequenciamento das entregas. Isso também auxilia a ter um melhor gerenciamento de peso e cubagem ao alocar as cargas nos veículos, otimizando a utilização da frota. Essa tarefa se torna muito mais complexa sem a utilização de uma ferramenta como o roteirizador.

Deste modo, os embarcadores conseguem mais eficiência e agilidade nas entregas, evitando atrasos nas operações e aumentando a satisfação da clientela. 

[banner id="7577"]

5- Diminuição de gastos com hora extra

Ao planejar a rota por meio de um roteirizador, as empresas podem exigir que os motoristas cumpram aquilo que foi previsto. Paralelo a isso muitos embarcadores optam, ainda, por serviços de rastreamento e apontamentos de entrega, que comprovam que as rotas planejadas estão sendo seguidas.

Até porque, de acordo com a lei nº 13.103, a jornada de trabalho do motorista profissional não deve ultrapassar 8 horas diárias, com extensão máxima de 2 horas diárias. E, com o planejamento de rotas de forma inteligente, é possível planejar o maior número de entregas respeitando o tempo de trabalho permitido, sem precisar pagar horas extra ou até o pagamento de multas.

6- Economia de combustível, manutenção da frota e pedágios

Um dos principais intuitos da roteirização é a diminuição da distância percorrida pelos veículos. Além disso, ele planeja rotas mais seguras, encontrando o melhor caminho possível dentro dos parâmetros cadastrados no sistema.

Por consequência, os embarcadores estão economizando com os custos e gestão de frotas, como por exemplo, a manutenção dos veículos, combustível, vida útil de pneus, entre outros. Isso, porque a utilização do veículo é otimizada por conta das rotas planejadas, exigindo menos da capacidade mecânica dos veículos.

 7- Fidelização dos clientes

Outro benefício da roteirização é manter a fidelidade dos clientes. Entregar o produto certo, no local e momento certo é a principal missão da logística de transportes. O roteirizador atua diretamente nesse ponto. 

Vamos aos fatos. Planejando com todos os parâmetros necessários, as entregas chegarão dentro da janela planejada. O motorista atuará dentro da jornada de trabalho e as chances de anomalias e devoluções são menores.

Isso tudo contribui para elevar o nível de serviço da equipe de entregas. Sua empresa, por fim, possuirá um diferencial competitivo de peso diante dos concorrentes. 

Outro ponto, como ressaltado no tópico anterior, a roteirização auxilia os embarcadores na redução de custos de transporte. Dessa forma, é possível pensar em um reajuste do valor cobrado do seu cliente final, gerando novas parcerias.

8- Uso eficiente e produtivo da frota

Com as rotas “em mãos” é possível prever os veículos que serão utilizados em rota. A ferramenta oferece o percentual de ocupação dos veículos que auxilia na redução de uso da frota. Já presenciamos clientes que reduziram em 15% o uso da frota otimizando sua utilização.

O impacto também é percebido na gestão de frotas, uma vez que com o uso otimizado dos veículos, faz com que a empresa tenha menos na manutenção da frota.

9- Auxilia no transporte de cargas valiosas

Ao transportar mercadorias de altíssimo valor é feito um gerenciamento de risco, e a roteirização é parte importante nesse processo. Uma vez que é realizado o rastreamento dessas cargas respeitando as regras do seguro que fazem a sua cobertura, as rotas planejadas precisam ser aprovadas, de forma que evitem quaisquer trajetos suspeitos ou vias que não são seguras ao veículo. 

O roteirizador entra com um papel importante de planejar o caminho mais seguro e assertivo possível, para que haja o total controle sobre o desvio de rotas perigosas, regiões propensas à assalto de cargas, áreas de estradas em más condições, entre outros. 

Além disso, ele pode adotar a estratégia de  evitar que se acumulem cargas de valor muito elevado na mesma rota, aumentando ainda mais a segurança e eficiência desse tipo de transporte. 

10- Focar em tarefas estratégicas

E por fim, outro benefício da roteirização está em direcionar o foco da sua equipe de logística para tarefas estratégicas. Boa parte do tempo de um roteirizador deveria estar no estudo do cenário logístico para evoluir o processo de entregas, não na montagem de rotas em si. 

O processo de roteirização é uma atividade estratégica, não operacional. É com base no planejamento, é necessário que na coletas de dados da rota e estudos que a sua empresa se tornará referência em competitividade no setor de transportes.

Hoje em dia, é imprescindível o uso de uma ferramenta de planejamento de rotas. Os benefícios da roteirização vão muito além de trajetos bem feitos. 

Ter um planejamento automatizado, completo e eficiente das suas entregas é um problema para você hoje? Aproveite para agendar uma conversa com nossa equipe e entenda como otimizar o planejamento de rotas da sua empresa e trazer os benefícios da roteirização para sua operação!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Qual a importância dos mapas atualizados na roteirização?

Manter os mapas atualizados é fundamental para o sucesso e a efetividade das entregas. Você já se...

Roteirização logística como um diferencial competitivo

Pode-se ter uma ideia de que o processo de roteirização logística no transporte é feito para a...

Roteirizador de rotas inteligentes: quais os benefícios?

Você sabe o impacto que um roteirizador de rotas inteligentes pode causar em uma operação logística?
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa